Basquete

Destaque na WNBA, Damiris pede apoio de clubes e patrocinadores no combate ao racismo

Gazeta
Gazeta Esportiva

15 de setembro de 2020 - 19:43 - Atualizado em 15 de setembro de 2020 - 20:15

Estrela brasileira na WNBA, liga de basquete feminino norte-americano, Damiris Dantas se destaca nas quadras pelo Minnesota Lynx, e fora delas pelo seu posicionamento contra o racismo. Em entrevista coletiva nesta terça-feira, a ala-pivô falou sobre a luta antirracista entre os atletas pelo mundo.

“Acho que o ano está sendo histórico, com muitos atletas de nome se posicionando. Não acho que já estejamos colhendo os frutos, mas, que esse é o caminho, para que as gerações futuras colham. Tem de continuar lutando. O movimento não pode parar. Nós, atletas, temos que cada mais vez nos posicionarmos e nos unirmos, usarmos nossa visibilidade”, declarou.

Em diversos esportes e entre ambos os gêneros, o posicionamento dos atletas tem ganhado destaque nos Estados Unidos, após os casos de brutalidade policial contra cidadãos negros. Segundo apontou Damiris, foi quando começou a jogar no esporte norte-americano, em 2012, que ela passou a se posicionar de forma mais veemente.

“Comecei a ter essa consciência quando comecei a jogar na WNBA. Vi que praticamente todas as atletas se posicionam por várias causas. Então, despertou essa vontade. Eu já tinha, mas, era meio tímida, meio acanhada. Quando cheguei aqui, isso aflorou. Senti mais vontade. Eu me senti abraçada pelo time, pelas meninas. O Lynx dá todo suporte para nos posicionarmos”

Se o apoio das companheiras de equipe, do clube e da liga foi crucial para que a consciência de Damiris despertasse, é justamente a falta de amparo dessas entidades no Brasil dificulta que atletas se posicionem por aqui, segundo a jogadora.

“Em termos de Brasil, acho que a gente precisa de mais apoio dos clubes e patrocinadores. Na WNBA, temos o respaldo do time e da liga. No Brasil, falta esse incentivo. Muitos atletas têm medo do que pode acontecer. Agora, teve o caso do Angelo, que se posicionou e agora está sem clube. Temos que dar as mãos”, cobrou a atleta.

Damiris vem em alta pelas atuações com o Minnesota Lynx. Titular em todas as partidas durante a temporada regular, a brasileira foi importante para a classificação da equipe em quarto lugar para os playoffs, que começam nesta semana. O bom desempenho rendeu uma renovação de contrato para a jogadora por mais duas temporadas.