Após as medalhas inéditas de ouro e prata de Rebeca Andrade na ginástica artística feminina, os brasileiros encheram as redes sociais com uma dúvida: se Rebeca foi a primeira ginasta brasileira a subir no pódio olímpico, Daiane dos Santos, um dos maiores nomes do esporte no mundo, nunca ganhou uma medalha olímpica?

A resposta é não. Apesar de ser uma das principais referências do esporte no Brasil e a primeira representante do país, entre homens e mulheres, a ser campeã mundial, em 2003, a gaúcha Daiane nunca conquistou uma medalha em Olimpíadas.

A atleta disputou três Jogos Olímpicos: Atenas, em 2004, Pequim, em 2008 e Londres, em 2012. Em Atenas, Daiane conquistou o 5°lugar no solo e o 9° na disputa por equipes. Em Pequim, a colocação foi de 6° no solo e em 8° por equipes. Já em Londres, Daiane conquistou o 12° lugar na disputa por equipes.

Além do campeonato mundial em Anaheim, Estados Unidos, no ano de 2003, Daiane venceu nove etapas da Copa do Mundo ao longo de sua carreira. Daiane também conquistou cinco medalhas em Jogos Pan-americanos: três medalhas em Winnipeg 1999, uma em Santo Domingo 2003 e, por fim, outra no Rio de Janeiro 2007. São duas de prata e três de bronze.

Além disso, em parceria com o treinador Oleg Ostapenko, a ex-atleta criou dois movimentos consagrados na Federação Internacional de Ginástica (FIG) que levam o nome da brasileira: o duplo twist carpado (Dos Santos I) e o duplo twist esticado (Dos Santos II).

Confira os saltos que levam o nome de Daiane dos Santos:

3 ago 2021, às 11h50. Atualizado às 11h56.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 17h20 RIC Notícias Tarde
  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
Mostrar próximo post
Carregando