por Valeska Macedo
com supervisão de Daniela Borsuk

O curitibano Piu José conquistou oito medalhas, entre elas, sete ouros e uma prata, nos Jogos Multiesportivos para Transplantados. As provas aconteceram em San Diego, na Califórnia (EUA), de 29 de julho a 3 de agosto.

O medalhista precisou realizar três transplantes de córnea devido a um quadro grave de ceratocone, condição em que o tecido transparente na superfície anterior do olho se curva para fora.

“As provas foram um sucesso. Eu participei do triathlon, que tem a natação, o ciclismo e a corrida e cada uma concedia uma medalha, totalizando quatro. Também peguei ouro nos cinco quilômetros de corrida, em terceiro lugar geral nesta prova e o primeiro entre os transplantados, já que essa disputa era aberta ao público. Eu ainda fiz atletismo, que teve corrida de quatrocentos, duzentos e cem metros – esse último minha única medalha de prata”,

conta.

Transplantes

A primeira cirurgia aconteceu no olho esquerdo, quando o curitibano tinha 23 anos de idade. “Descobri um quadro grave de ceratocone em um exame de vista para renovar a habilitação e o médico me disse que pelo grau da minha deformidade, eu nunca mais iria poder dirigir. Não aceitei essa situação e fui buscar ajuda”,

diz.

A segunda cirurgia aconteceu na sequência, no olho direito, e, em 2021, fez novamente um novo transplante no olho esquerdo.

O Brasil tem aproximadamente 53,2 mil pessoas na fila de espera por um transplante de órgão. Dessas, 31 mil aguardam um rim e 19 mil esperam por uma córnea, segundo dados do Ministério da Saúde.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

4 ago 2022, às 23h35.
Mostrar próximo post
Carregando