por Daniela Borsuk
com informações da Prefeitura de Curitiba

No último fim de semana, nos dias 24 e 25 de abril, a atleta curitibana Mariane Moreira Santos conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu NoGi (sem kimono), no Rio de Janeiro.

Mariane, que é beneficiária do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba. Ela disputou e garantiu a primeira colocação nas categorias Master 1 – Leve e na Master 1 – Absoluto, representando a equipe HBJ/Sapo Grappling, que contou ainda com o também curitibano Gustavo Gomes e com a brasiliense residente no Rio de Janeiro Ramana Toscanelli. 

Organizado pela International BJJ Inc em parceria com a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation, com o apoio da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, a competição reuniu grandes nomes da modalidade na América do Sul, a maioria de academias e equipes brasileiras.

Os atletas da HBJ estavam acompanhados do treinador Wallace Sapo Rodrigues, faixa preta 2º grau, casado com Mariane Santos.

Trajetória vitoriosa

Wallace Sapo Rodrigues já foi Campeão Sul-Brasileiro Absoluto na categoria Meio Pesado e sagrou-se vitorioso em diversos campeonatos paranaenses de Jiu-Jitsu. Esteve afastado por algum tempo dos tatames, dedicando-se mais às aulas e formação de novos atletas, bem como no desenvolvimento de um importante projeto social na cidade de Curitiba.

Mariane é faixa roxa, mas antes, com a faixa azul, já ocupou a primeira posição no ranking nacional da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu – CBJJ e a 4ª posição no ranking internacional da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation – IBJJF. 

A graduação para a faixa roxa foi em 2019, durante o Campeonato Mundial em Las Vegas, quando Mariane conquistou o título de campeã mundial. 

Apesar de disputar poucas competições devido à pandemia pela covid-19, Mariane já ocupa o 3° lugar geral com a faixa roxa na categoria Master 1 da CBJJ e o 3° lugar na faixa roxa na classificação geral NoGi (sem kimono) da IBJJF.

Inspiração 

O casal Wallace e Mariane superou inúmeras dificuldades no início de suas carreiras como atletas e hoje utilizam suas próprias histórias de superação para formar lutadores e transformar vidas. Eles são professores voluntários no projeto social desenvolvido pela Associação Siloé de Apoio Social – ASAS.

A atividade conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

O projeto da Associação Siloé oferta aulas gratuitas de artes marciais em diversos locais da cidade por meio do projeto Escola+Esporte=10, atuando principalmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Atualmente as atividades sistemáticas nos espaços da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude estão suspensas em função da pandemia causada pela covid-19. 

Mais informações sobre as aulas podem ser obtidas na sede da Associação Siloé, na rua Delegado Leopoldo Belczak, 1.338, no Capão da Imbuia, ou pelos telefones (41) 3083-3032 e (41) 9 8887-6073.

27 abr 2021, às 15h40.
Mostrar próximo post
Carregando