bora_treinar_ric_mais

crédito: Gabriella Bellé/Prefeitura de Camboriú

 

Ah, o verão! Uma das coisas mais difíceis quando chega esta época do ano é manter o condicionamento físico e os treinos em dia. Para quem corre é um pouco mais fácil, você pode planejar um treino de corrida literalmente em qualquer lugar que você esteja, basta ter um tênis adequado e boa vontade para sair explorar o destino onde você estiver.

bora-treinar-corra-mais

crédito: Arthur Trauczynski

Na Global Vita Sports (organizadora de corridas de ruas responsável, entre outras provas pela organização da Maratona de Curitiba 2020 e da Corrida da Ponte) costumamos dizer que o ditado “Casa de ferreiro, espeto de pau” não se aplica. A gente entende que para saber o que os corredores querem e buscam em nossos eventos, precisamos rodar juntos nas pistas, sentir as mesmas dores e aproveitar o mesmo astral do esporte.

Depois de um fim de ano intenso de trabalho, aproveitei o período entre Natal e ano novo para tirar 15 dias para desligar completamente em Balneário Camboriú-SC. Enquanto estava lá, aproveitei para bolar alguns treinos de corrida bem especiais. Considerei a beleza cênica da região, a altimetria de percurso e a variação de terreno para montar os percursos.

Confira algumas dicas de percursos para você fazer seu treino de corrida quando estiver em Balneário Camboriú:

Circuito 5KM: Av. Atlântica + Morro da Rainha + Morro do Careca

Sensação do treino: Moderado | Desnível positivo: 186m | Desnível negativo: 249m

vista da Praia do Buraco de cima do Morro do Careca/ crédito: Arthur Trauczynski

Comece a corrida na Av. Atlântica, na altura da Rua 1801, siga sentido ao morro da rainha (barra norte) pela pista destinada aos corredores. No final da praia tem uma academia pública, logo em frente a ela vire à direita e siga pela passarela de madeira costeando o morro. Essa passarela termina na Praia do Buraco, vire à esquerda e siga até o fim desta praia pela areia fofa (aproximadamente 1km). Perto do fim, mantenha-se à esquerda e procure por uma escada de pedras. Suba a escada com certa calma e ao final vire à direita e comece a subida do complexo turístico do Morro do Careca, uma subida íngreme de cerca de 500m que vai te levar até o ponto onde as pessoas saltam de asa delta. Aproveite o cume para dar uma respirada, admirar a paisagem e tomar aquele gole de água para se recuperar. Em seguida, retorne pelo mesmo caminho, mas, ao invés de utilizar a escada e retornar para a praia, fique à direita e siga pelo caminho dos carros até o final da descida.  Após passar a cancela do complexo, vire à esquerda e novamente a primeira à esquerda sentido Hotel Infinity. Seguindo esse trajeto você vai encarar o conhecido Morro da Rainha pelas costas, uma subida contínua e não muito íngreme. Neste ponto é só seguir reto até o ponto de largada na Rua 1801 e fechar o circuito de 5km.

Circuito 10 Km: Av. Atlântica + Morro da Rainha + Morro do Careca

Sensação do treino: Moderado – Forte | Desnível positivo: 478m | Desnível negativo: 458m

bora-correr-corra-mais

Vista do Morro da Rainha / Crédito: Arthur Trauczynski

Esse circuito de 10km é basicamente uma dobradinha do circuito anterior de 5km, com algumas adaptações. Comece a corrida na Av. Atlântica, na altura da Rua 1801, siga sentido ao Morro da Rainha (barra norte) pela pista destinada aos corredores. No final da praia tem uma academia pública, logo em frente a ela vire à direita e siga pela passarela de madeira costeando o morro. Essa passarela termina na Praia do Buraco, vire à esquerda e siga até o fim desta praia pela areia fofa (aproximadamente 1km). Perto do fim, mantenha-se à esquerda e procure por uma escada de pedras. Suba a escada com certa calma e ao final vire à direita e comece a subida do complexo turístico do Morro do Careca, uma subida íngreme de cerca de 500m que vai te levar até o ponto onde as pessoas saltam de asa delta. Aproveite o cume para dar uma respirada, apreciar a paisagem e tomar aquele gole de água para se recuperar. Em seguida, retorne pelo mesmo caminho, mas ao invés de utilizar a escada e retornar para a praia, fique à direita e siga pelo caminho dos carros até o final da descida.

bora-treinar-corra-mais

Vista depois da escada de pedra / crédito: Arthur Trauczynski

Após passar a cancela do complexo, vire à esquerda e novamente a primeira esquerda, sentido Hotel Infinity. Você vai encarar o conhecido Morro da Rainha pelas costas, uma subida contínua e não muito íngreme. Passe pelo cume e desça até a base, onde você vai encontrar novamente a academia pública no início da passarela. Neste local faça o retorno e encare o morro da rainha pela frente, uma subida de cerca de 350m bem íngreme. Após o Morro da Rainha, retorne pelo mesmo caminho até o complexo do Morro do Careca, onde você vai enfrentar um percurso de cerca de 1,5km de uma subida que vai ficando, progressivamente, mais difícil até chegar mais uma vez ao cume do Morro do Careca. A partir daí, faça a descida pela via dos carros e se mantenha a esquerda para pegar a escada de pedra que irá te levar novamente para a praia do buraco. Siga pela areia fofa, passe pela passarela e mantenha-se a esquerda na Atlântica para retornar ao ponto de largada na Rua 1801, fechando o circuito de 10km.

Circuito 14Km: Interpraias

Sensação do treino: Pesado | Desnível positivo: 650m | Desnível negativo: 670m

bora-correr-corra-mais

Interpraias / crédito: Arthur Trauczynski

Esse treino é um pouco mais complicado pois demanda um planejamento logístico. Você precisa encontrar uma forma de ir até o início da Interpraias em Balneário Camboriú, pode ser de carro ou carro de aplicativo. Em frente ao café, no pé da primeira subida da Interpraias comece a corrida. Logo no início você já sente a dificuldade do que vem pela frente, são cerca de 2,6km até a Praia de Laranjeiras, com muitas subidas e descidas pelo caminho. A Interpraias é uma das estradas mais lindas do mundo, em todos os momentos você tem praias e vistas incríveis na sua esquerda, mas assim como a beleza cênica do lugar, as subidas e descidas são um desafio que te acompanham do início ao fim do trajeto.

Depois de Laranjeiras tem novamente um morro íngreme que irá te levar até a Praia de Taquaras e Taquarinhas. Após cruzar esse morro, você tem um dos trechos planos e longos, um bom local para colocar um pouco mais de velocidade no ritmo. Depois desse trecho, você tem um morro bem duro e íngreme, mas para compensar você tem alguns mirantes e vistas incríveis da Praia do Pinho. Após mais esta conquista você irá correr por um bom trecho entre as praias de Estaleiro e Estaleirinho, região mais plana e fácil de correr. A partir daí, você segue até o ponto onde a Interpraias conecta com a BR-101. No fim do percurso tem uma lanchonete onde é possível se hidratar e descansar do desafio. Neste ponto, normalmente, chamo um carro de aplicativo ou peço para alguém da família vir me buscar.

Essas são as minhas dicas de corrida para quem for passar alguns dias em Balneário Camboriú, espero que gostem!

Boas corridas!

As dicas são de Arthur Trauczynski , Diretor de Negócios da Global Vita Sports.

13 jan 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando