Corra Mais

Correr emagrece mas não é suficiente; entenda!

Correr para emagrecer pode ajudar, mas não é suficiente. Entenda o motivo e como contornar essa situação!

Angelo
Angelo Binder em parceria com Fernanda Xavier
Correr emagrece mas não é suficiente; entenda!
foto freepik

4 de março de 2020 - 00:00 - Atualizado em 31 de agosto de 2020 - 05:37

Muitas pessoas que estão procurando ter uma vida mais saudável, acham que devem correr para emagrecer. Porém, é importante ressaltar que a atividade isolada não é suficiente para o emagrecimento. Entenda por que emagrecer correndo pode não ser suficiente para atingir o objetivo!

Correr emagrece?

No Brasil, mais da metade da população, 55,7%, tem excesso de peso e 19,8% é obesa de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2019.

Os dados também apontaram que o crescimento da obesidade foi maior entre os adultos de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos, com 84,2% e 81,1%, respectivamente. Apesar de o excesso de peso ser mais comum entre os homens, em 2018, as mulheres apresentaram obesidade ligeiramente maior, com 20,7%, em relação aos homens,18,7%.

Muitas pessoas buscam a corrida como uma forma de auxiliar o processo de emagrecimento. E aí logo entra o questionamento: “correr emagrece a barriga?“.

A médica endocrinologista Daniela Fiorin Cubas, diz que a atividade sozinha não é capaz disso, mas que “a corrida pode ser sim uma excelente aliada no processo de emagrecimento”.

Entenda melhor sobre essa dúvida se correr emagrece!

correr emagrece
Entenda se correr emagrece (Foto: Ativo.com)

Entenda como funciona o metabolismo 

Para manter o corpo em funcionamento há um gasto de energia diária que representa o metabolismo em repouso associado aos gastos que representam o gasto energético total.

Ou seja, o que gastamos para viver (calorias usadas para o coração bater, o cérebro funcionar, etc.), mais efeito térmico dos alimentos (o que gastamos na digestão), mais efeito térmico da atividade física.

O metabolismo em repouso depende de:

  • Idade
  • Sexo
  • Peso
  • Massa muscular
  • Genética
  • Temperatura do ambiente
  • Outros fatores

“Quando praticamos atividade física, quanto maior o tempo e maior a intensidade, aumentamos mais nosso gasto energético total, mais calorias e, consequentemente, maior tendência para emagrecer”, explica a médica Daniela

O que é preciso para emagrecer 

Então, dessa maneira emagrecer parece simples, não é mesmo? Infelizmente, não é bem assim.

Nem todos os indivíduos conseguem perder peso logo que começam a correr e há estudos mais recentes que explicam isso.

A médica explica que quando aumentamos a atividade física há um mecanismo regulatório do nosso hipotálamo que também aumenta nossa fome, ou seja, comemos mais e assim tendemos a manter o peso e infelizmente existem pessoas que até ganham peso e gordura, pois acabam comendo mais do que conseguem gastar.

correr emagrece a barriga
Correr emagrece se não for atividade isolada (Foto: Sua Corrida)

Como emagrecer correndo

Para conseguir perder peso com a corrida é necessário associar reeducação alimentar ao pacote de mudança de hábito, buscando ingerir menos calorias.

“Normalmente, para perder peso, é necessário ter um déficit calórico de 500 Kcal em relação ao que a pessoa está acostumada a comer. Com a prática regular de exercícios, com um déficit menor, é possível perder peso também”, finaliza Daniela  

Entendeu melhor se correr na esteira emagrece ou até mesmo ao ar livre? É preciso estar ciente dessas informações e pensar bem na mudança de hábito antes de criar um treino de corrida para emagrecer.

Correr para emagrecer
Correr para emagrecer (Foto: O Paraná)

Gostou dessa matéria? Compartilhe! Quer saber mais sobre algum assunto referente à corrida? Deixe seu comentário!

Sobre Daniela Fiorin Cubas

Daniela Fiorin Cubas (CRM-PR 26.131) é médica endocrinologista e pós-graduada em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Além disso é corredora amadora desde 2010 com 12 meias-maratonas e uma maratona no currículo.
Email: dradanielaendocrino@gmail.com
Instagram: www.instagra.com/dra.daniela.endocrino
Facebook: www.facebook.com/dradanielafiorincubas

Assuntos sobre corrida no RIC Mais: