por Redação RIC.com.br
Por Letícia Mazzonetto e Guilherme Almeida

Hoje é um dia muito especial para a torcida do Coritiba. Nesta data, há 112 anos, nascia o Coxa, time mais antigo do estado do Paraná. Dono de 38 títulos estaduais, e primeiro clube paranaense campeão nacional, o Verdão do Alto da Glória tem uma linda e gloriosa história.

Por isso, para celebrar mais um ano coxa-branca, o Portal RIC Mais preparou um especial que conta um pouco sobre a história do clube.

O início

1905. Ano em que um grupo de rapazes associados ao Clube Ginástico Teuto-Brasileiro adquiriram uma bola de futebol e começaram a prática do esporte em um terreno localizado atrás da Força Policial do Estado do Paraná. Anos depois, em setembro de 1909, trocaram correspondências com pontagrossenses também apaixonados por futebol, visando a realização de uma partida. Foi então que, no dia 12 de outubro de 1909, o grupo se reuniu no Teatro Hauer para tratar dos detalhes do jogo em Ponta Grossa.

Sede do Teatro Hauer, local onde foi fundado o Coritiba (Foto: Reprodução/Fundação Cultural de Curitiba)

Em 27 de outubro de 1909, o grupo fundou o Coritibano Foot Ball Club, o primeiro clube do estado do Paraná. Sim, torcedor! É isso mesmo. O Coritiba não foi fundado em 12 de outubro, mas por ideia de João Viana Seiler, eleito o primeiro presidente do clube, a data oficial de fundação passou a ser a comemorada hoje. O clube começou a se estruturar e em 1910 o primeiro estatuto foi aprovado, possibilitando a mudança de nome para Coritiba Foot Ball Club.

Primeira partida

Seis anos depois de sua fundação, o Coritiba entrava em campo pela primeira vez como clube profissional. A equipe da capital enfrentou o Ponta Grossa, e venceu por 5 a 3. Logo em seguida, em 1916, conquistava o seu primeiro Campeonato Paranaense.

Desde então, foram anos de crescimento, conquistas e histórias. Campeonatos estaduais, Fita Azul, Torneio do Povo e o tão sonhado título do Campeonato Brasileiro de 1985, o primeiro troféu de expressão do estado.

Elenco campeão brasileiro em 1985 (Foto: Reprodução/Coritiba)

Mas nem tudo foram flores. O Coritiba passou por diversos momentos ruins em sua história. A década de 90 foi uma das piores fases, por exemplo. E assim como qualquer clube, há altos e baixos. Mesmo em fases ruins, sempre contou com o apoio dos seus torcedores ‘que nunca abandonam e nem param de cantar’. 

Grandes ídolos

Clube de Fedato, Duílio, Dirceu Krüger, Jairo, Rafael Camarotta, Lela, Pachequinho, Cleber Arado, Alex e muitos outros. Em 112 anos, muitas memórias importantes para o Coritiba e seus torcedores foram criadas.

Dirceu Krüger, maior ídolo da história coxa-branca (Foto: Divulgação)

Em 2019, Frederico Essenfelder, um dos jovens que estava presente no Teatro Hauer em 1909 disse: “Relembrar o início do Coritiba e toda a sua história nos faz perceber que momentos de luta, glória e união é que fazem um grande time. Foi assim no início, com começo árduo, idealizado por um imigrante alemão que depositou no Coritiba toda sua paixão pelo futebol.” E é isso que nos move até os dias de hoje: a paixão.

Ou, como diz um trecho do hino: “Coxa, Coxa, é garra, é força, é tradição… Coxa, Coxa, explode coração”. Parabéns, Coxa!

12 out 2021, às 11h10. Atualizado às 12h52.

No Ar

RIC Notícias Live

As notícias mais curiosas e importantes do Paraná e do Brasil, de segunda a sexta-feira, com Evandro Harenza.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando