por Carol Machado
da rádio Triboleiros, exclusivo para o RIC Mais

Na quarta-feira (5), o Tricolor da Vila foi até o Tocantins para enfrentar a equipe do Palmas em duelo válido pela primeira fase da Copa do Brasil. Cercada de desconfiança da torcida, a equipe do Paraná precisou lidar com a pressão por um bom resultado para afastar a má fase pela qual o time passou nos primeiros jogos da temporada.

Primeiro tempo

Sem conhecer o gramado e a equipe adversária, o Paraná demorou para entrar no ritmo da partida, mas conseguiu impedir a criação de jogadas de ataque da equipe do Palmas. Aos poucos o Tricolor soube se adaptar às condições do gramado, buscando pressionar a saída de bola do adversário e estando mais presente no seu campo de ataque.

Aos 31 minutos, Thiago Alves aproveitou a falha de Brendo após tentativa de passe no campo de defesa e ficou livre para abrir o marcador. Dois minutos depois, após nova interceptação de bola, o Paraná quase marcou o segundo gol com Raphael Alemão, que chutou a bola pelo alto, mandando muito perto do gol.

Para se classificar, o Tricolor precisava apenas de um empate e se viu confortável no jogo após abrir o placar.

Segundo tempo

Na volta para o segundo tempo, as duas equipes vieram mais abertas, dando muito espaço no meio de campo e aumentando as chances de gols.

E foi a equipe do Palmas que começou criando perigo aos dois minutos de jogos, com Elenilson. Após bom passe pelo lado direito, o atacante invadiu a grande área, mas foi travado no momento do chute. No lance seguinte, Marlon acertou um lindo voleio, para boa defesa do goleiro Alisson.

Quatro minutos depois, Elenilson apareceu novamente, desta vez tentando fazer o gol que Pelé não fez. Do meio de campo, o atacante viu o goleiro Alisson adiantado, arriscou um chute de cobertura, mas a bola parou no travessão.

A equipe tocantinense buscava o empate no início do segundo tempo, mas não conseguia aproveitar as oportunidades que criava. O Paraná voltou a crescer no jogo e dominar a partida, mas, como nos jogos anteriores, apresentava pouco poder ofensivo.

Aos 23 minutos, após cobrança de escanteio, Thiago Alves apareceu na grande área para marcar o segundo dele. Em nova falha do sistema defensivo do Palmas, o camisa 10 teve a oportunidade de finalizar sozinho na grande área, garantindo a classificação ao Tricolor.

Classificação Copa do Brasil

A atuação do Paraná ainda não foi convincente, mas foi o suficiente para garantir a vitória e prêmio de R$1,1 milhão pela classificação para a segunda fase.

Na próxima fase o Paraná enfrentará o Bahia de Feira – 6º colocado no Campeonato Baiano – que venceu a equipe do Luverdense por 3×1 no primeiro jogo da Copa do Brasil. Em data a ser definida pela CBF, o duelo será definido em jogo único, com decisão nos pênaltis caso a partida termine empatada.

O Tricolor volta a campo neste final de semana, pelo Campeonato Paranaense. No domingo (9), a equipe receberá o Cianorte, às 18h, na Vila Capanema, em partida válida pela 6ª rodada do Estadual.

Ficha técnica
  • Palmas x Paraná
  • Local: Estádio Nilton Santos, Palmas – TO
  • Data: Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020
  • Horário: 21:30h
  • Arbitragem: Marco Aurélio Augusto Fazekas (MG), com assistência de Frederico Soares Vilarinho e Breno Rodrigues.
  • Palmas: Jennerson, Grilo, Brendo, Pierre e Guilherme; Walney, Ryan, Thiaguinho (Felipinho) e Accioli (Bruno); Elenilson (Leite) e Marlon
  • Técnico: Alexandre Gomes
  • Cartões amarelos: Leite (31/2ºT)
  • Paraná: Alisson, Bruno (Paulo Henrique), Thales, Fabrício e Juninho; Carlos Dias, Andrey (Raphael Alemão), Kaio e Thiago Alves, Robson (Gustavo Mosquito) e Rodrigo Rodrigues.
    Técnico: Allan Aal
  • Gols: Thiago Alves (31/1ºT e 23/2ºT)
  • Cartões amarelos: Bruno (31/1ºT)

7 fev 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando