Copa do Brasil

Coritiba perde fora de casa e cai na primeira fase da copa do Brasil

Verdão não soube aproveitar a vantagem do regulamento e sai do torneio de maneira precoce

Carol
Carol Machado da rádio Triboleiros, exclusivo para o RIC Mais
Coritiba perde fora de casa e cai na primeira fase da copa do Brasil
Coritiba sofreu com a forte marcação do Manaus na segunda etapa. FOTO: Twitter Coritiba

13 de fevereiro de 2020 - 00:00 - Atualizado em 13 de fevereiro de 2020 - 00:00

Na Arena da Amazônia, o Coritiba enfrentou na quarta-feira (12) a equipe do Manaus FC em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil.

Sem perder desde outubro do ano passado, o Coxa precisava somente de um empate para garantir a classificação para a segunda fase, mas sucumbiu diante do adversário que, jogando de igual para igual, soube reverter a vantagem e o favoritismo da equipe do Alto da Glória.

Primeiro tempo

A partida começou com poucas chances de gols criadas pelas equipes, mas com um domínio e maior posse de bola por parte do Coritiba. Logo aos 13 minutos de jogo, Thiago Lopes entrou no lugar de Ruy, que sentiu uma lesão no joelho e precisou ser substituído.

Na primeira chance real da partida, Rafinha se livrou de dois marcadores dentro da grande área e ficou livre na frente do goleiro Jonathan, mas demorou no momento de decidir e viu a bola ser afastada pela zaga adversária.

A partir daí, a equipe amazonense buscou trabalhar a posse de bola e tentou trabalhar mais no campo de ataque, mas apresentava dificuldades na criação de jogadas.

Aos 45 minutos, já nos instantes finais da primeira etapa, após uma sobra de bola no campo de ataque, Janeudo cruzou para Rossini dentro da grande área, que mandou de primeira para abrir o placar na Arena da Amazônia. Com o gol, o Manaus foi para o vestiário em vantagem após o término do primeiro tempo.

Segundo tempo

Precisando apenas de um empate, o Coritiba voltou para a segunda etapa sem alterações em sua formação, mas buscando o gol de maneira mais incisiva. Logo aos oito minutos de jogo a equipe conseguiu um pênalti.

Após bom cruzamento de William Matheus pelo lado esquerdo, a bola bateu na mão de Derlan dentro da grande área. Na cobrança, o atacante Sassá bateu firme, mas rasteiro e no meio do gol, para defesa tranquila do goleiro Jonathan, que nem precisou se esticar.

O Coritiba continuou buscando o gol de empate, mas insistia nas jogadas aéreas e errava muitos passes no campo de ataque. Aos 15 minutos, Thiago Lopes tentou um cruzamento da ponta esquerda. A bola cruzou toda a extensão da área e bateu na trave esquerda do goleiro Jonathan. A dupla de zaga do Manaus se destacou na partida, impedindo as tentativas de ataque criadas por Sassá, Rafinha e Robson.

Aos 28 minutos, nova jogada de perigo criada pelo Coritiba. William Matheus novamente fez bom cruzamento pelo lado esquerdo, encontrando Igor Jesus na área. O atacante só escorou com o bico da chuteira, mas viu a bola sair pela linha de fundo.

copa-brasil-coritiba

Coritiba foi para a Arena da Amazônia com força máxima. FOTO: Twitter Coritiba

O Manaus se segurou como pôde até o final da partida. A equipe fazia muita cera nos lances de bola parada e, aos 45 minutos, teve o volante Panda expulso. Apesar de contar com um jogador a mais no final da partida, o Coritiba não conseguiu aproveitar a vantagem numérica dentro de campo e caiu já no primeiro confronto da Copa do Brasil.

É o segundo ano seguido que a equipe cai já na primeira fase do torneio (em 2019, caiu para a URT-MG), além de perder a invencibilidade que já durava mais de quatro meses.

Já o Manaus é a primeira vez que consegue avançar de fase na Copa do Brasil. A equipe, fundada apenas em 2013, além de estar vivendo um momento único em sua curta história, também garantiu R$650 mil com a classificação.

Ao Coritiba, resta agora o Campeonato Paranaense e a sequência para a preparação do Campeonato Brasileiro. A equipe volta a campo no próximo domingo (16), contra o CR Cascavel, às 16h, no Estádio Olimpíco Regional, pela 7ª rodada do Estadual.

FICHA TÉCNICA

  • Manaus FC x Coritiba
  • Local: Arena da Amazônia, Manaus – AM
  • Data: Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020
  • Horário: 22:30h
  • Arbitragem: Diego Pombo Lopez (BA), auxiliado por Elicarlos Franco de Oliveira e Jucimar dos Santos Dias
  • Público e renda: 12.123 pagantes e 17.123 o público total / Renda: R$280.700,00
  • Manaus: Jonathan, Igor Carvalho (Edvan), Luis Fernando, Thiago Spice e Caíque; Derlan, Panda e Janeudo (Gilson); Diogo Dolem (Gabriel), Rossini e Mateus Oliveira
    Técnico: Welington Fajardo
  • Gols: Rossini (46/1ºT)
  • Cartões amarelos: Derlan (40/1ºT), Janeudo (21/2ºT) e Jonathan (40/2ºT)
  • Cartões vermelhos: Panda (45/2ºT)
  • Coritiba: Alex Muralha, Patrick Vieira, Rhodolfo, Sabino e William Matheus; Matheus Sales (Matheus Galdezani), Renê Júnior (Igor Jesus), Robson e Ruy (Thiago Lopes); Rafinha e Sassá
  • Técnico: Eduardo Barroca
  • Cartões amarelos: Patrick Vieira (23/1ºT), Rhodolfo (21/2ºT), Renê Júnior (45/2ºT) e Thiago Lopes (51/2ºT)