Conmebol explica análise do VAR em gol anulado do Defensa y Justicia contra o Palmeiras
A Conmebol justificou nesta sexta-feira as decisões do VAR em cada lance no qual o árbitro de vídeo poderia ser acionado na partida entre Palmeiras e Defensa Y Justicia-ARG, pela ida da Recopa Sul-Americana. Entre as jogadas explicadas, está o segundo gol anotado pelo time argentino, que foi invalidado pela arbitragem após a identificação de um impedimento.
Na justificativa, a federação pontuou todas as situações em que um impedimento pode ser assinalado. No lance em questão, a entidade destaca que o jogador do Defensa interferiu na movimentação do marcador do Palmeiras ao participar da disputa de bola.
A jogada aconteceu aos 36 minutos do segundo tempo. Após cruzamento na área, Gustavo Bou apareceu nas costas da defesa e mandou para as redes. No entanto, a arbitragem anulou o gol pois entendeu que o atacante Brain Romero, embora não tenha encostado na bola, atrapalhou o zagueiro Gustavo Gómez.
Com o tento invalidado, o Palmeiras segurou o resultado e confirmou a vitória pelo placar de 2 a 1. Dessa forma, o Verdão precisa apenas de um empate no jogo de volta para conquistar o título da competição.
Confira a justificativa da Conmebol na íntegra:
Um jogador em posição de impedimento no momento em que a bola toca ou é jogada por um companheiro de equipe será penalizado apenas se participar ativamente de uma das seguintes maneiras:
- Intervir no jogo de um oponente das seguintes maneiras:
- Impedir ou impedir a bola de jogar, obstruindo claramente o campo de visão do adversário;
- Disputando a bola;
- Tentar jogar claramente uma bola rasteira por meio de uma ação que tenha impacto sobre um oponente;
- Realizar uma ação que afete claramente a habilidade de um oponente de jogar a bola; o bem:
Considerações específicas para contestar a bola
- Movimento para jogar a bola
- Proximidade dos jogadores
- Proximidade da bola
* O primeiro ponto de contato será levado em consideração ao jogar ou tocar a bola
Para a sanção do impedimento, o estande terá o auxílio de poder fazer “Linhas Virtuais de Impedimento”, que permitem conhecer a posição exata dos jogadores.