COB inicia a vacinação dos atletas olímpicos brasileiros

O Centro de Capacitação Física do Exército (RJ) foi o local escolhido para iniciar a vacinação dos atletas brasileiros que irão para as Olimpíadas de Tóquio, nesta sexta-feira. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), cerca de 1.800 profissionais que viajarão ao Japão, incluindo atletas e demais credenciados, serão imunizados pela ação.

Ana Marcela Cunha recebe a primeira dose da vacina contra covid-19

A vacinação dos atletas brasileiros faz parte do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Governo Federal, que garante sete mil doses extras à população brasileira. Todas as doses extras foram doadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e, por isso, não tiveram custo para o país.

A cerimônia de início da vacinação contou com a presença de Paulo Wanderley Teixeira (presidente do COB), Marcelo Magalhães (Secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania), Major-Brigadeiro Isaias Carvalho (Diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa) e Bruno Souza (Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento).

Quem também esteve presente foi o atual Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Foi ele quem aplicou as primeiras vacinas do evento.

“O Japão é um país muito desenvolvido, está estipulando protocolos seguros e precisamos de alternativas para viver com segurança nesse ambiente pandêmico. Uma delas é a vacinação. Os Jogos Olímpicos serão diferentes do que foram no Brasil e vamos aprender a conviver com as questões sanitárias de maneira segura”, declarou Queiroga.

Uma das atletas imunizadas nesta sexta-feira foi Ana Marcela Cunha, campeã mundial de maratonas aquáticas.

“Poder tomar essa vacina traz muita segurança. Daqui três semanas vamos tomar a segunda dose e depois chegaremos ao Japão sem maiores problemas. Estou muito feliz de representar a delegação brasileira, e agora é seguir rumo a Tóquio em busca das medalhas”, disse a atleta do Time Brasil.

A partir de segunda-feira, a ação se estende para Brasília, Fortaleza e Porto Alegre, chegando a Belo Horizonte na quarta-feira, de acordo com a logística estabelecida pelo Ministério da Defesa. A segunda dose da vacina será aplicada entre os dias 7 a 11 de junho.

14 maio 2021, às 17h30. Atualizado às 17h45.
Mostrar próximo post
Carregando