Esportes

Cearense Artur Silva e paulista Júlia Santos são os campeões brasileiros de surf 2019

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Cearense Artur Silva e paulista Júlia Santos são os campeões brasileiros de surf 2019

9 de dezembro de 2019 - 00:00 - Atualizado em 9 de dezembro de 2019 - 00:00

Os campeões brasileiros de surf profissional deste ano foram definidos no último domingo, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Artur Silva, de Fortaleza, e Júlia Santos, da baixada santista, ficaram com o título nacional com o encerramento da HD apresenta Surf Trip CBSurf Pro Tour, a terceira e última etapa do Circuito da Confederação Brasileira de Surf.

No masculino, Artur precisava apenas avançar na primeira bateria, mas acabou perdendo em sua estreia. Ainda assim, o cearense conseguiu comemorar o título depois que Luan Wood, de Santa Catarina, foi eliminado na semifinal.

“Foi tenso demais. Estava ansioso desde cedo. Eu não consegui surfar o que queria, pelas condições do mar, mas estou feliz. É o resultado do trabalho do ano todo e isso foi tudo graças a Deus”, vibrou Artur. “Esse título representa muito. Minha família, meus amigos sabem o quanto eu me dedico. Para o meu estado também foi muito importante e agora levo mais uma conquista para o Ceará”, disse o surfista da Praia do Futuro, que está com 29 anos.

Na final da etapa, Douglas Silva, com um 7,5, fez a diferença. O catarinense Alex Lima chegou próximo, com o paulista Robson Santos e em quarto, Tiago Silva, que teve a melhor nota do evento, 8,5, ainda nas quartas-de-final.

Artur Silva venceu a categoria masculina (Foto: Divulgação)

Já entre as mulheres, a disputa foi mais acirrada e definida somente na finalíssima entre Júlia, única atleta (tanto no masculino quanto na feminina) a chegar na final das três etapas este ano, e Camila Cássia, competindo “em casa”.

Tais Almeida, de Saquarema, chegou como favorita ao título, mas acabou caindo logo na estreia, ficando em nono lugar. Assim, ela deixou a disputa para Júlia e Camila Cássia. Na final, a surfista de Ubatuba saiu na frente, mas Jessica pulou para a primeira posição com uma nota 6,17 e se manteve na ponta até o fim. Dessa forma, mesmo com o terceiro lugar na etapa, Júlia conquistou o título nacional.

“Era um título que eu sonhava desde que comecei a surfar. Não tenho como descrever esse sentimento. Quero agradecer muito a Deus, porque passei por umas situações difíceis, me lesionei, fiquei na dúvida se ia conseguir, e Ele foi tão bom que mudou a data do campeonato e deu tempo para me recuperar”, comemorou a campeã.

Confira a classificação da HD apresenta Surf Trip CBSurf Pro Tour, última etapa do Circuito da Confederação Brasileira de Surf:

MASCULINO

1 Douglas Silva – PE (RJ)
2 Alex Lima – SC
3 Robson Santos – SP
4 Tiago Silva – PE
5 Luan Wood – SC
5 Samuel Igo – PB
7 Gabriel Adisaka – SP
7 Wesley Leite – SP

FEMININO

1 Jessica Bianca – PR
2 Camila Cássia – SP
3 Júlia Santos – SP
4 Açucena Vaz – SP
5 Jülia Duarte – RJ
5 Monik Santos – PE
7 Kayane Reis – RJ
7 Kamile Soares – SP