Futebol

CBF realiza workshop e apresenta sistema de análise de arbitragem à Fifa

Gazeta
Gazeta Esportiva

15 de outubro de 2021 - 22:27 - Atualizado em 15 de outubro de 2021 - 22:45

Promovido no Rio de Janeiro ao longo da semana, a CBF realizou um workshop de apresentação do RADAR – Relatório de Análise de Desempenho da Arbitragem – para representantes da Fifa, Conmebol e IFAB.

Cria da própria Confederação Brasileira de Futebol, o RADAR funciona como uma sistema de análise para os árbitros das partidas. Com ele, a equipe pode estudar suas performances e aprender com os apontamentos dos relatórios.

“Todas as análises são feitas de forma didática para o árbitro. O objetivo final é fazer com que ele corrija suas ações. Temos, inclusive, como comparar, através das imagens, o desenvolvimento do árbitro de um ano para o outro”, disse Marcos Marinho, líder do projeto RADAR.

“A partir do momento que você tem como dar um feedback para o árbitro e para o assistente de todos os lances de suas partidas, você está contribuindo para que ele possa se desenvolver e, consequentemente, a arbitragem possa se desenvolver também. A gente vê essa evolução ano a ano, com cada vez menos erros. O objetivo final é aprimorar cada vez mais a arbitragem”, completou.

O sistema faz parte do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira, estrutura recém-inaugurada. Chefe de comissão de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba reiterou a importância dos relatórios para o desenvolvimento do futebol brasileiro.

“O RADAR é muito útil para nós, tanto para a análise individual do árbitro, análise coletiva da equipe como um todo e, acima de tudo, observar alguns jogos pontuais… Todos esses dados nos servem de apoio para a formação da escala”, destacou Gaciba.