Guilherme
Guilherme Becker / Editor

26 de junho de 2020 - 17:04

Atualizado em 26 de junho de 2020 - 17:38

Campeonato Paranaense

Árbitros do futebol paranaense promovem ação com camisas de clubes para ajudar instituições

Objetivo é arrecadar fundos para doar a instituições de caridade

Árbitros do futebol paranaense promovem ação com camisas de clubes para ajudar instituições

Um grupo de árbitros do futebol paranaense, em parceria com a Associação Profissional dos Árbitros de Futebol do Paraná (APAF), lançou nesta quinta-feira (25) uma campanha para arrecadar fundos e ajudar instituições de caridade durante a pandemia do coronavírus. Para incentivar as doações, 40 camisas de clubes e 16 de arbitragem serão sorteadas entre os participantes.

Para participar da ação é simples. A cada R$ 30 doados o participante recebe um número. No dia 01 de agosto será realizado o sorteio de 8 lotes, sendo que cada um possui cinco camisas de clubes brasileiros e duas de arbitragem. As doações poderão ser efetuadas até o dia 31 de julho.

“Eu já faço trabalho social há algum tempo […] No início da pandemia fiz uma ação no meu Instagram com camisas, apenas com amigos pessoais e consegui arrecadar uma grana legal. Só que daí quando eu fiz isso, com o sorteio em uma live na rede social, os árbitros CBF de Curitiba tiveram a ideia de fazer uma ação maior”, contou o árbitro José Mendonça.

Arbitragem solidária

O grupo que idealizou o projeto é formado por aproximadamente 20 árbitros, todos paranaenses e participantes do quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ou da Federação Internacional de Futebol (FIFA), e representantes da APAF. O principal objetivo da ação é ajudar instituições e pessoas em situação vulnerável.

“A campanha surgiu de uma ideia do Mendonça (árbitro), após ele realizar uma ação individual, coletar alguns recursos e comprar cestas básicas para atender comunidades carentes, do pessoal que realmente está sofrendo com essa questão do coronavírus. A partir disto, eu pensei que coletivamente poderíamos fazer algo maior, envolvendo o estado do Paraná, que contém muitos árbitros, muitas pessoas conhecidas, e com cada um ajudando com um pouquinho a gente consegue juntar mais força”, comentou o árbitro assistente Bruno Boschilia, que atualmente faz parte do quadro FIFA.

Logo que os árbitros tiveram a ideia, a APAF foi informada e de imediato aceitou a parceria para arrecadar doações. O presidente Eli Marini comentou que a associação está sempre aberta a novas ideias e que durante a pandemia tem se preocupado com as necessidades dos profissionais de arbitragem.

Apesar do objetivo inicial da arrecadação ser para instituições de caridade, os idealizadores não descartam a possibilidade de ajuda em alimentos para árbitros que estejam com dificuldades. “Pode ser que o árbitro que esteja precisando, seja ajudado até mesmo pela instituição que estaremos fazendo as doações”, declarou Marini.

Durante a pandemia a classe da arbitragem também foi atingida, com a paralisação de todos os campeonatos de futebol. Como medida auxiliar, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disponibilizou um programa de benefício para os profissionais que compõem o quadro nacional.

“A ideia é mostrar que o árbitro vai além do campo, que o árbitro não está apenas dentro das quatro linhas e a gente tem um olhar por aqueles que estão precisando, que estão sofrendo neste momento. Também é uma forma de retribuir, porque a própria CBF tem nos ajudado com uma taxa mensal”, destacou Mendonça.

Campanha com camisas de futebol

Para ajudar instituições de caridade, o grupo de árbitros resolveu doar camisas de clubes brasileiros, que arrecadaram durante jogos que trabalharam. Entre o material selecionado estão camisas novas de grandes times do futebol brasileiro. Dos 40 mantos separados 30 são de clubes da Série A, 9 da Série B e um da Série C.

campanha rifa arbitros parana
(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Para receber um número e concorrer ao sorteio, o participante deverá realizar uma doação no valor de R$ 30. O valor deve ser transferido para a conta da APAF:
Associação Profissional dos Árbitros de Futebol PR (APAF-PR)
Banco Itaú
Agência 0655
C/C 23.954-9
CNPJ: 78.226.792/0001-04
Após o depósito é necessário enviar um email para contato@apafpr.esp.br com as informações de contato (nome e telefone), além do comprovante da transferência. Em seguida, você receberá o seu número participante para o sorteio.

Para que não haja apenas um ganhador, foram montados oito lotes contendo, cada um, cinco camisas de clubes e duas de arbitragem. Na sequência em que forem sorteados, os vencedores poderão escolher um dos lotes abaixo, restando ao oitavo sorteado o último prêmio disponível:

  • LOTE 1: Flamengo, Coritiba (treino), Bragantino, Santos Vitória
  • LOTE 2: Corinthians, Paraná Clube, Botafogo, Goiás e Bahia (treino)
  • LOTE 3: Palmeiras, Fluminense, Operário Ferroviário, Vitória e América-MG
  • LOTE 4: Grêmio, Coritiba, Fluminense, Chapecoense e Santos
  • LOTE 5: Vasco, Coritiba, Atlético-MG, Fortaleza e Bahia
  • LOTE 6: Cruzeiro, Coritiba, Fluminense, Santos e Sport
  • LOTE 7: Fluminense, Cruzeiro, Ceará, América-MG e Coritiba
  • LOTE 8: São paulo (treino), Atlético-MG, Londrina, Santos e Fluminense

*todos os lotes acompanham duas camisas de arbitragem