A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciou nesta segunda-feira (10), através de nota oficial, ajustes no protocolo de testagem para Covid-19 dos clubes para as competições nacionais.

A decisão veio após a partida da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, entre Goiás x São Paulo, ser adiada já com o time visitante em campo. A equipe esmeraldina apresentou 10 casos positivos de jogadores, sendo oito deles titulares.

Segundo a nota as mudanças ocorreram para “oferecer mais segurança aos clubes e atletas nelas envolvidos”.

Confira as mudanças

  •  A testagem será ampliada. TODOS os jogadores dos elencos dos clubes, inscritos na competição correspondente, serão testados a cada rodada, com 72 horas de antecedência a cada partida, independente de estarem ou não relacionados para o jogo.

Antes, somente os 23 atletas relacionados para o jogo e o técnico realizariam a testagem.

  • Para garantir a logística e a agilidade deste procedimento, os clubes poderão optar entre seguir utilizando o Hospital Albert Einstein ou, se preferirem, optar pela contratação de laboratórios locais, desde que portadores do selo de acreditação laboratorial, outorgado pelas entidades de saúde competentes, e obedecendo aos padrões de teste molecular especificados pelos protocolos. A CBF reembolsará o valor dos testes aos clubes que optarem pelo laboratório local, tendo como referência o valor estabelecido no contrato celebrado entre a entidade e o Einstein. Desta forma, a CBF mantém seu compromisso de custear integralmente a realização de todos os testes, seja diretamente com o hospital referido ou com o uso de laboratórios locais.

Agora os clubes poderão optar por escolher um laboratório pelo qual tenha preferência. No primeiro protocolo os exames eram realizados exclusivamente pelo Hospital Albert Einstein.

No caso do Goiás, o laboratório teve um problema de acondicionamento dos testes, sendo necessário repeti-los. Isso causou atraso na divulgação dos testes que saíram somente no dia jogo.

  • Os resultados deverão ser enviados à CBF até 24h antes da partida pelo clube mandante e até 12h antes da viagem pelo clube visitante, o que permitirá que qualquer equipe proceda a troca de eventuais jogadores com teste positivo.

As novas medidas começam a valer apara as partidas a serem realizadas a partir da próxima sexta-feira (14), já que para esta rodada o protocolo antigo já está em andamento.

10 ago 2020, às 21h18. Atualizado às 21h33.
Mostrar próximo post
Carregando