Esportes

Brasil vence o Líbano e avança aos playoffs da Copa Davis

Gazeta
Gazeta Esportiva

19 de setembro de 2021 - 10:45 - Atualizado em 19 de setembro de 2021 - 11:15

O Brasil confirmou o triunfo sobre o Líbano por 4 a 0, neste domingo, na casa dos adversários, e garantiu vaga na fase qualificatória da Copa Davis, que será disputada em 2022. O duelo foi disputado em Jounieh, a 16 km ao norte de Beirute.

Com o resultado, o Brasil volta para os Qualifiers do Grupo Mundial, em que irá enfrentar alguma das outras equipes que avançou do Grupo Mundial I ou um dos times que jogou o último Finals da Copa Davis. O adversário será ainda definido por sorteio.

Os jogos – Os gaúchos Marcelo Demoliner e Rafael Matos enfrentaram Benjamin Hassan e Hady Habib e confirmaram a vitória na primeira partida. No primeiro set, os visitantes venceram com facilidade por 6/2. Na parcial seguinte, os libaneses conseguiram se recuperar e fecharam em 6 a 3. No set decisivo, foi a vez de os brasileiros devolverem a vantagem para garantir a vitória.

Com as vitórias de Orlando Luz e Felipe Meligeni sobre Benjamin Hassan e Hady Habib, respectivamente, o Brasil fechou a participação com 100% de aproveitamento, confirmando o triunfo de três vitórias em três jogos. O paulista Matheus Pucinelli ainda foi para quadra para fazer o quarto duelo do confronto contra Roey Tabet, que terminou com vitória brasileira por 6/0 e 6/1.

O técnico Jaime Oncins, um dos principais nomes da história do tênis nacional, avaliou o desempenho dos atletas brasileiros durante o torneio e comentou a dificuldade do confronto contra os libaneses.

“Todos os atletas estiveram muitos comprometidos dentro de quadra. Hoje, nas duplas, foi um jogo com várias emoções, que acabou se complicando um pouco quando os libaneses passaram a jogar muito bem. Mas no terceiro set nós soubemos mostrar superação, mesmo com um break abaixo, e entrar no jogo de novo para trazer essa vitória”, afirmou.