Futebol

Botafogo avança rumo ao acesso, mas precisa fazer dever de casa

Gazeta
Gazeta Esportiva

18 de outubro de 2021 - 18:16 - Atualizado em 18 de outubro de 2021 - 18:30

Com o fim da 30ª rodada da Série B, o Botafogo não só se manteve na vice-liderança como se aproximou do Coritiba. Embora não tenha ido além de um empate sem gols com o Cruzeiro, o Alvinegro viu o líder da competição cair diante do Vasco, no último sábado, por 2 a 1.

Assim, com 52 pontos, apenas dois atrás do Coxa, o Bota passou a ter 83% de chances de acesso à Série A. Já os paranaenses tiveram seus números reduzidos de 94 para 91%. Isso segundo as análises do matemático Tristão Garcia, do site Infobola.

Os líderes da competição, incluindo o terceiro colocado Goiás, entretanto, apresentam uma queda de rendimento nas rodadas recentes. O pior desempenho é justamente o do líder, que venceu apenas um jogo dos últimos cinco e vem de dois empates e duas derrotas. Ou seja, um aproveitamento de 33,3%.

Botafogo e Goiás estão com desempenho parecido, mas também em queda. Enquanto o Alvinegro tem 53,3%, o Verdão registra apenas 40%, com ambos vencendo dois jogos em cinco.

Os melhores desempenhos das últimas rodadas são das equipes que buscam uma vaga no G4, o que, se continuar, pode embolar a tabela na reta final. O Vasco, em sexto lugar, tem o aproveitamento de 80%, seguido por Avaí e CSA (66,7%) e Náutico (60%).

Vale destacar, também, os desempenhos do 13º colocado Vila Nova (73,3%) e do Confiança (66,7%), que luta para deixar a zona do rebaixamento.

Se a tendência se confirmar nas próximas rodadas, poderá haver mudanças na liderança da competição e no G4. Para o Botafogo, o confronto diante do perigoso Brusque, na quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, ganhou importância. Embora ocupe a 14ª posição, a equipe catarinense vem de uma importante vitória em casa sobre o Remo e quer afastar de vez a ameaça do rebaixamento.

Além disso, o Brusque tem um ataque perigoso com o artilheiro isolado da Série B, Edu. No primeiro turno, foi dele um dos gols da vitória sobre o Botafogo, por 2 a 1, no interior catarinense.

Na rodada seguinte, o Alvinegro visitará o Goiás na Serrinha, no meio da próxima semana. A esta altura da competição, tropeços podem ser fatais, e o tempo de recuperação cada vez menor.