Esportes

Bárbara Domingos faz história no Mundial de GR

Gazeta
Gazeta Esportiva

28 de outubro de 2021 - 10:13 - Atualizado em 28 de outubro de 2021 - 10:15

A brasileira Bárbara Domingos alcançou um resultado sem precedentes. Nesta quinta-feira, ela se tornou a primeira ginasta do país a se classificar para uma final individual de um Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica. Em Kitakyushu, no Japão, a atleta somou 69.800 nos quatro aparelhos, 13ª nota entre as 18 finalistas do individual geral.

Depois de terminar o primeiro dia na 11ª posição, tendo obtido 23.550 no arco e 23.750 na bola, Bárbara deu um verdadeiro show na fita e somou 20.500 com a sua conhecida e vibrante coreografia ao som de samba. Depois, nas maças, a brasileira confirmou seu excelente momento com 22.500. 

Trata-se do melhor resultado de uma competidora das Américas em Kitakyushu. A segunda soma mais alta de uma representante do continente pertence a Evita Griskenas, dos Estados Unidos, que obteve 63.000.

“Estou me sentindo muito feliz. Não caiu a ficha ainda a respeito da importância desse resultado. É tudo muito novo, mas tenho a certeza de que isso é resultado de um trabalho muito intenso nosso. Não só meu, mas de toda uma equipe técnica atrás de mim. Sem eles, com certeza não estaria no nível em que estou hoje”, disse Bárbara.

Ana Luisa Neiva, ginasta que estreou no Mundial, e ficou na 35ª posição.

Na visão de Henrique Motta, Coordenador Geral da CBG, a conquista de Bárbara, bem como o resultado de Ana Luisa, são desdobramentos de um esforço conjunto e fruto de planejamento e investimento.

“A CBG constantemente faz avaliações e mapeia as necessidades que as atletas têm para que possamos continuar a evoluir na Ginástica Rítmica. Felizmente, com o suporte das Loterias Caixa, Comitê Olímpico do Brasil, Secretaria Especial do Esporte, New On, Estácio e demais apoiadores, podemos proporcionar uma estrutura que não era sequer sonhada por atletas das gerações anteriores”, declarou Henrique.

A final do individual geral está programada para às 2h30 (de Brasília) deste sábado.