Atlético-MG

Atlético-MG, Fortaleza e Flamengo lideram desarmes no campo adversário; Inter e Verdão têm tática oposta

Gazeta
Gazeta Esportiva

17 de setembro de 2021 - 05:00 - Atualizado em 17 de setembro de 2021 - 06:00

Atlético-MG, Fortaleza e Flamengo garantiram suas vagas na semifinal da Copa do Brasil nesta quarta-feira. Coincidentemente, as três equipes são as com mais desarmes no Campeonato Brasileiro no último 1/3 do campo, de acordo com a Footstats. Ambas no G-4, a marcação alta vem sendo peça-chave para os times nesta temporada, ao contrário, por exemplo, de Inter, Palmeiras e Chapecoense, que lideram a lista de desarmes perto do próprio gol.

Com 66,7% de aproveitamento no Brasileirão, o Flamengo é o primeiro da lista com 49 desarmes. Na sequência, vem o líder disparado Atlético-MG com 42 pontos conquistados. Até agora, são 43 vezes que a equipe roubou a bola perto da defesa adversária. Por fim, está o Fortaleza, quarto colocado com 33 pontos, que desarmou em 41 oportunidades.

Entre os confrontos das três equipes na 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza terá o adversário com maior aproveitamento. No próximo domingo, o Leão enfrenta o Internacional, nono colocado com 45,6%.

O Atlético-MG pega o vice lanterna Sport no próximo sábado. Em 20 jogos, o clube de Recife ganhou apenas três, empatou oito e perdeu nove. Pelo lado do Flamengo, no mesmo dia a equipe pode vencer o terceiro jogo consecutivo desta temporada diante do Grêmio. Na Copa do Brasil, o Rubro-Negro saiu com a vitória por 4 a 0 em Porto Alegre e por 2 a 0 no Maracanã.

Com opção tática inversa, Internacional, Palmeiras e Chapecoense lideram a lista de times que mais desarmam no primeiro 1/3 do campo. O Internacional lidera com 177 roubadas de bola. Com sete pontos a menos que o líder do torneio, o Palmeiras vem em segundo com 172. Para fechar, a Chapecoense, que tem apenas uma vitória no Brasileiro, desarmou perto do seu gol em 170 oportunidades.