Na noite desta quinta-feira (19), Athletico e LDU, do Equador, se enfrentaram, na Arena da Baixada, pela partida de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana.

Em jogo eletrizante, o Furacão começou perdendo, virou, levou o empate, mas soube sofrer e garantir o triunfo histórico por 4 a 2, gols marcados pelo volante Christian (2x) e pelo atacante Guilherme Bissoli (2x), que deixam o Rubro-Negro na briga pelo bicampeonato continental.

Com o resultado, o Furacão está classificado às semifinais da competição, além de embolsar uma premiação de 800 mil dólares (R$ 4,1 milhões). O adversário pela vaga na decisão será o Peñarol, do Uruguai.

Agora, o Athletico volta a focar suas atenções na disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. No domingo (22), às 16h, terá o Corinthians como adversário, pela 17ª rodada, novamente na Arena da Baixada.

ATHLETICO 4 X 2 LDU

Precisando reverter o resultado da partida de ida, o Athletico começou o jogo pressionando. Foram duas oportunidades em dois minutos, com Guilherme Bissoli e Thiago Heleno, que obrigou o goleiro Gabbarini a fazer grande defesa após desvio de cabeça.

No entanto, quando o Furacão era melhor na partida, a LDU abriu o placar. Na primeira chegada com perigo do time equatoriano, aos dez, após contra ataque, Perlaza arrumou um cruzamento perfeito da direita, na cabeça de Amarilla que mandou um peixinho. A bola morreu no ângulo de Santos, que só ficou olhando.

O Athletico sentiu o baque. Precisando de três gols para avançar, era nítido o nervosismo. A LDU controlava o jogo, mas não conseguiu ampliar a vantagem. No entanto, quando colocou a cabeça no lugar, o Furacão não demorou para buscar o empate e a virada. E com a estrela de Christian, que marcou dois golaços.

Aos 25, ele recebeu pela esquerda, cortou a marcação e mandou uma bomba, alta. Gabbarini saltou mas nada pode fazer. Aos 29, o volante aproveitou lançamento de Nikão e tocou por cobertura, na saída do goleiro. A bola foi morrer mansamente no fundo do barbante.

A atmosfera da partida mudou completamente. O Athletico passou a sufocar a LDU, que apenas se defendia. David Terans e Guilherme Bissoli tentaram em chutes de longa distância, mas não conseguiram marcar. Porém, em erro defensivo da defesa, os equatorianos chegaram ao empate. Aos 42, Alcívar deu belo passe para Jhojan Julio na esquerda. O meia cortou para dentro e mandou um chutaço, no ângulo de Santos, que nada pode fazer.

A segunda etapa começou arrastada, sem grandes emoções e com pouca intensidade. No entanto, na primeira grande chegada, o Athletico voltou a ficar na frente do placar. Aos 16, Marcinho cruzou para David Terans, que cabeceou. Gabbarini voou e espalmou. No rebote, Guilherme Bissoli ficou com o gol aberto e apenas completou para as redes.

O Furacão seguiu em cima, e foi buscar o gol da classificação aos 23. Christian foi derrubado na área. Após checagem do VAR, a penalidade foi marcada. Guilherme Bissoli chamou a responsabilidade e mandou uma pancada no meio do gol, sem chances para Gabbarini, e decretou a vitória e classificação do Athletico às semifinais da Copa Sul-Americana.

Ficha Técnica

Copa Sul-Americana
Quartas de final – Partida de volta

Athletico: Santos; Marcinho, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner; Richard (Erick 2ºT/11″), Christian (Léo Cittadini 2ºT/41″) e David Terans (Zé Ivaldo 2ºT/41″); Nikão, Vitinho (Fernando Canesin 2ºT/41″) e Guilherme Bissoli (Renato Kayzer 2ºT/35″)
Técnico: António Oliveira
Gols: Christian (1ºT/25″ e 1ºT/29″); Guilherme Bissoli (2ºT/16″ e 2ºT/23″)
Cartões amarelos:
 Guilherme Bissoli (1ºT/01″); Erick (2ºT/38″)

LDU: Gabbarini; Perlaza, Franklin Guerra, Luis Caicedo e Cruz; Ezequiel Piovi, Jordy Alcívar (Kaproff 2ºT/28″) e Santiago Scotto (Reasco 2ºT/28″); Jhojan Julio, Matías Zunino (Ordóñez 2ºT/28″) e Luis Amarilla
Técnico: Pablo Marini
Gols: Amarilla (1ºT/10″); Jhojan Julio (1ºT/42″)
Cartões amarelos: Cruz (1ºT/10″); Luis Caicedo (2ºT/25″)

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 19/08/2021
Horário:
 19h15
Árbitro: Eber Aquino (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Roberto Cañete (PAR)
Árbitro de vídeo: Mario Díaz de Vivar (PAR)

19 ago 2021, às 21h13.
Mostrar próximo post
Carregando