O Athletico segue fazendo história no continente. Não só pela grande vitória de quinta-feira (23), contra o Peñarol, em Montevidéu, pela partida de ida da semifinal da Copa Sul-Americana, que deixou a equipe muito perto da final da competição.

O triunfo no Campeón del Siglo trouxe uma marca histórica ao Furacão, que igualou o Libertad, do Paraguai, e se tornou o clube com mais vitórias fora de casa em toda a história da Copa Sul-Americana.

O que deixa o Furacão na liderança, entretanto é a quantidade de participações de cada clube na competição. Os paraguaios atingiram a marca em treze participações, enquanto o Athletico conseguiu o feito em apenas oito edições, ou seja, cinco a menos. A Copa Sul-Americana teve sua primeira edição em 2002.

A melhor participação do Libertad foi no ano de 2013, quando chegou até às semifinais, mas acabou sendo derrotado pelo Lanús, da Argentina, que se sagraria o campeão daquela edição, ao bater a Ponte Preta na final.

Os paraguaios, vale ressaltar, ainda estão vivos no torneio, mas perderam a partida de ida para o Red Bull Bragantino, por 2 a 0, e se complicaram na luta pela vaga à final. Já o Athletico, campeão em 2018, segue firme na caminhada pelo bicampeonato.

(Confira a lista completa com as vitórias do Athletico ao final da matéria)

Grande resultado

O triunfo em Montevidéu foi exaltado pelo auxiliar técnico Bruno Lazaroni. Para ele, o Furacão mostrou equilíbrio, maturidade e conquistou uma grande vantagem para a partida da volta.

“Foi um grande resultado, contra uma grande equipe que vinha a nove jogos invicta. Em um ambiente difícil, com torcida, com uma arbitragem complicada… É uma vantagem que estamos levando para Curitiba, mas ela não é definitiva”.

Para Lazaroni, a vitória serve para reafirmar que o grupo do Athletico está ficando mais forte a cada desafio enfrentado e que isso reflete nos desempenhos apresentados nas copas.

“É um grupo de muito caráter, que enfrentou críticas pesadas. Mas nas copas eles se superaram. Vamos pensando jogo a jogo, elaborando a estratégia e sendo forte mentalmente”.

Agora, o Athletico vira a chave e volta a focar na disputa da Série A. No domingo (26), às 18h15, o Furacão recebe o Grêmio, na Arena da Baixada, pela 22ª rodada.

Lista das vitórias fora de casa:

Paraná Clube 1 x 3 Athletico (Copa Sul-Americana 2006)
River Plate 0 x 1 Athletico (Copa Sul-Americana 2006)
Nacional-URU 1 x 2 Athletico (Copa Sul-Americana 2006)

Joinville 0 x 2 Athletico (Copa Sul-Americana 2015)

Peñarol 1 x 4 Athletico (Copa Sul-Americana 2018)
Caracas-VEN 0 x 2 Athletico (Copa Sul-Americana 2018)
Bahia 0 x 1 Athletico (Copa Sul-Americana 2018)
Fluminense 0 x 2 Athletico (Copa Sul-Americana 2018)

Aucas-EQU 0 x 1 Athletico (Copa Sul-Americana 2021)
Metropolitanos-VEN 0 x 1 Athletico (Copa Sul-Americana 2021)
América de Cali-COL 0 x 1 Athletico (Copa Sul-Americana 2021)
Peñarol 1 x 2 Athletico (Copa Sul-Americana 2021)

24 set 2021, às 16h28. Atualizado às 16h46.
Mostrar próximo post
Carregando