Esportes

Athletico-PR vence Melgar-PER e encaminha classificação na Sul-Americana

Gazeta
Gazeta Esportiva

19 de maio de 2021 - 23:25 - Atualizado em 19 de maio de 2021 - 23:45

O Athletico-PR está muito perto das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Nesta quarta-feira, o Furacão venceu o Melgar, do Peru, por 1 a 0, na Arena da Baixada, pela quinta rodada da fase de grupos do torneio. O resultado faz com que o Rubro-Negro dependa apensa de si mesmo para garantir a classificação.

O único gol do confronto foi marcado por Renato Kayzer, aos 42 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, o volante Orzán foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo, deixando os visitantes em desvantagem numérica. Nos acréscimos, Thiago Heleno também recebeu cartão vermelho.

Com o triunfo, o Athletico assumiu a liderança do Grupo D da Sul-Americana, com 12 pontos. O Melgar aparece na segunda colocação, com nove. Para avançar, o time do técnico António Oliveira precisa de um empate contra o Aucas, do Equador, na próxima terça-feira, às 21h30 (de Brasília), também na Arena da Baixada. No mesmo horário, Melgar e Metropolitanos, da Venezuela, se enfrentam no Peru.

O jogo – O Athletico-PR foi amplamente superior no primeiro tempo e criou as principais chances. Logo aos três minutos, Abner levantou na segunda trave para Vitinho, que cabeceou firme e tirou tinta da trave. Aos 16, foi a vez de Richard desviar cobrança de falta de Jadson e levar perigo.

Aos 41 minutos, a bola ficou viva após cobrança de escanteio e bateu na trave do Melgar. Depois, Richard e Pedro Henrique tentaram finalizar, mas a marcação peruana levou a melhor e cortou.

No lance seguinte, no entanto, o Furacão finalmente abriu o placar. Khellven avançou em velocidade pela direita e cruzou na medida para Renato Kayzer, que cabeceou forte. O goleiro Cáceda até defendeu, mas o atacante mandou para as redes no rebote.

Na segunda etapa, o Athletico diminuiu o ritmo, passando a criar menos oportunidades. A situação dos donos da casa ficou ainda mais confortável aos 18 minutos, quando o volante Orzán deu uma entrada dura em Richard, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o Melgar com um jogador a menos.

Apesar da vantagem numérica, o Rubro-Negro não conseguiu pressionar o Melgar em busca do segundo gol. Na melhor chance do segundo tempo, Vitinho parou em Cáceda. Nos acréscimos, Thiago Heleno recebeu o segundo cartão amarelo por parar contra-ataque peruano e também foi expulso.

ATHLETICO-PR 1 X 0 MELGAR-PER

Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)

Data: 19 de maio de 2021, quarta-feira

Hora: 19h15 (de Brasília)

Arbitragem: Andres Matonte (URU)

Assistentes: Nicolas Taran e Richard Trinidad (ambos do URU)

Cartões amarelos: Thiago Heleno, Vitinho, Léo Cittadini e Santos (Athletico-PR); Orzán e Cuesta (Melgar)

Cartões vermelhos: Thiago Heleno (Athletico-PR); Orzán (Melgar)

GOL: Renato Kayzer, aos 42 minutos do 1ºT

ATHLETICO-PR: Santos; Khellven (Marcinho), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Richard (Carlos Eduardo), Christian, Jadson (Léo Cittadini) e Nikão; Vitinho (Fernando Canesin) e Renato Kayzer (Matheus Babi).

Técnico: António Oliveira

MELGAR-PER: Cáceda; Alejandro Ramos, Fabio Pereyra, Lazo e Reyna; Tandazo, Orzán e Joel Sánchez (Rasmussen); Bordacahar (Vidales), Cuesta e Iberico (Cáceres).

Técnico: Néstor Lorenzo