Esportes

Athletico não perde para o Ceará desde 2012

Furacão defenderá tabu de nove anos sem perder para o Vozão; última derrota foi em 2012, pela Série B

Guilherme
Guilherme Almeida
Athletico não perde para o Ceará desde 2012
No último confronto entre as equipes, Athletico levou a melhor (Foto: Divulgação/Athletico)

16 de julho de 2021 - 14:05 - Atualizado em 16 de julho de 2021 - 14:05

Além da briga pelas primeiras posições da tabela, o Athletico terá outra motivação para o duelo contra o Ceará, no sábado (17), às 17h, no Castelão, pela 12ª rodada da Série A. O Furacão não perde para o Vozão desde 2012.

Até hoje, as equipes se enfrentaram 19 vezes, em duelos válidos pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. A vantagem é do Furacão, com oito vitórias, contra quatro do Vozão. Ainda houveram sete empates.

Última derrota em 2012

A última vez que o Athletico saiu derrotado contra o Ceará foi pela sétima rodada da Série B 2012. No Castelão, a equipe cearense fez 1 a 0, gol marcado pelo atacante Romário Rodrigues.

(Créditos: SporTV)

Desde aquela edição da Série B, houve um hiato de seis anos até que as equipes se enfrentassem novamente, o que foi ocorrer apenas em 2018, pela Copa do Brasil e pela Série A.

A curiosidade fica por conta do equilíbrio. Naquela temporada, os quatro duelos entre Athletico e Ceará terminaram empatados.

Pela terceira fase da Copa do Brasil, igualdades por 0 a 0 e 1 a 1, que levaram a decisão da vaga para as penalidades, a qual o Furacão levou a melhor, vencendo por 6 a 5, e avançando na competição. Já pela Série A, os confrontos terminaram empatados por 0 a 0 e 2 a 2, respectivamente.

Último confronto

No último encontro entre os clubes, válido pela 33ª rodada da Série a, o Athletico levou a melhor, e venceu por 2 a 0, gols marcados pelo atacante Carlos Eduardo, ambos no final da partida.

(Créditos: TNT Sports)

Provável escalação

Para a partida, o técnico António Oliveira não poderá contar com o goleiro Santos e o lateral-esquerdo Abner Vinícius, que estão com a Seleção Olímpica, para a disputa dos Jogos Olímpicos, a partir da próxima semana. Com isso, Bento e Nicolas, titulares na vitória contra o América de Cali, voltam a figurar entre os titulares.

O lateral-direito Marcinho, expulso na derrota contra o Bahia, foi punido com dois jogos de suspensão -ele já havia ficado fora diante da Chapecoense-, e ficará de fora, já que não conseguiu efeito suspensivo, diferentemente do volante Richard, que também foi expulso contra o time baiano, mas conseguiu o efeito suspensivo e está liberado para atuar.

Jogadores como o zagueiro Thiago Heleno, e os meias Terans e Nikão poderão ser poupados contra os cearenses devido à sequência grande de jogos. A definição, no entanto, só acontecerá após o treino desta tarde.

Com isso, um provável time tem: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno (Zé Ivaldo) e Nicolas; Richard, Christian, e Terans (Léo Cittadini); Nikão (Carlos Eduardo), Vitinho e Matheus Babi.

Ceará e Athletico se enfrentam no sábado (17), às 17h, no Castelão, pela 12 rodada da Série A. O Vozão é o décimo primeiro colocado, com 15 pontos. O Furacão é o quinto, com 20 pontos, mas com um jogo a menos que a maioria dos rivais.