Esportes

Athletico apresenta os novos profissionais do departamento de futebol

Alexandre Mattos será o CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional, Carlinhos Neves será o coordenador do Núcleo de Saúde e Performance do clube, enquanto Fernando Yamada vai comandar as Categorias de Formação do Furacão

Guilherme
Guilherme Almeida
Athletico apresenta os novos profissionais do departamento de futebol
Furacão terá nova estrutura no departamento de futebol (Foto: Gustavo Oliveira/Athletico)

25 de janeiro de 2022 - 11:19 - Atualizado em 25 de janeiro de 2022 - 11:21

“Buscamos excelência”. É com essa frase que o presidente do Athletico, Mário Celso Petraglia, apresentou, na segunda-feira (24), os novos profissionais que farão parte do departamento de futebol do clube em 2022.

Em entrevista coletiva realizada na Arena da Baixada, o Furacão confirmou as contratações de Alexandre Mattos, novo CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional; Carlinhos Neves, coordenador do Núcleo de Saúde e Performance e Fernando Yamada, ex-goleiro, que vai comandar as Categorias de Formação.

As contratações são mais um passo que o Athletico dá em busca de alcançar um “novo patamar” nesta temporada. Mário Celso Petraglia, em várias ocasiões, já deixou claro que o objetivo do clube é 2022 é brigar pelos títulos da Copa Libertadores e da Série A.

Além dos novos profissionais, vale ressaltar, o Furacão já trouxe Ricardo Gomes e Lucho González, nesta temporada. A estruturação do departamento de futebol foi toda feita por Paulo Autuori, diretor técnico.

Mário Celso Petraglia afirmou que o Athletico busca pessoas experientes, que venham somar e ajudar na conquista dos objetivos traçados.

“Estamos buscando pessoas com experiência, com currículo e com condições de vir somar ao Athletico Paranaense. Buscamos excelência. É o que nós precisamos”.

Quem são os profissionais

Alexandre Mattos, 45 anos, é formado em Administração com Gestão de Esportes. Realizou cursos nas áreas de gestão técnica, departamento de mercado e análise de desempenho, e possui as licenças A e PRO da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Antes de chegar ao Athletico, trabalhou como Diretor Executivo de Futebol no América-MG, Cruzeiro, Palmeiras e Atlético-MG. Ele ficou conhecido por montar os elencos vitoriosos na Raposa, no bicampeonato Brasileiro de 2013 e 2014, além de ter formado o elenco do Verdão, logo no início da parceria com a Crefisa.

Carlinhos Neves, 65 anos, é velho conhecido do futebol paranaense, tendo trabalhado no Coritiba, Pinheiros e posteriormente, Paraná Clube, além de passagens por outros times tradicionais do Brasil, como Grêmio, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG e Seleção Brasileira.

Formado em educação física, ele retorna para sua terceira passagem no Athletico, agora na função de coordenador do núcleo de saúde e performance.

Fernando Yamada, 42 anos, é graduado em Administração de Empresas. Ex-goleiro, ele marcou história no Corinthians, onde foi bicampeão da Série A em 1998 e 1999 e campeão mundial, em 2000.

Aposentado desde 2014, ele acumula trabalhos como gerente de futebol no Osasco Audax e no Corinthians, como coordenador geral, além de ter sido o gestor da Seleção Brasileira sub-17, durante o Mundial de 2019. No Athletico, ele será o responsável pela gestão das categorias de formação do Furacão.

Confira mais sobre os novos profissionais no site do Athletico.