Esportes

Athletico anuncia a contratação do técnico Alberto Valentim

Treinador de 46 anos, retorna ao Furacão após nove anos. Último trabalho foi no Cuiabá, onde saiu no início da Série A

Guilherme
Guilherme Almeida
Athletico anuncia a contratação do técnico Alberto Valentim
Alberto Valentim é o novo treinador do Athletico (Foto: Divulgação/Athletico)

1 de outubro de 2021 - 19:46 - Atualizado em 1 de outubro de 2021 - 19:46

O Athletico tem novo técnico. E ele é um velho conhecido da torcida. Trata-se de Alberto Valentim, 46 anos e ex-jogador do Furacão. O anúncio, de certa forma surpreendente, foi feito no final da tarde desta sexta-feira (01). Substituto de António Oliveira, ele chega para compor a comissão técnica que hoje é comandada por Paulo Autuori e também tem Bruno Lazaroni.

Alberto Valentim será apresentado ao elenco do Athletico no sábado (02), pela manhã. Ele irá acompanhar a delegação na viagem para o Rio de Janeiro, onde o Furacão irá encarar o Flamengo no domingo (03), às 16h, no Maracanã, pela 23° rodada da Série A.

Carreira

Alberto Valentim fará a sua terceira passagem pelo Athletico. Chegou ao Furacão pela primeira vez com 20 anos de idade. Lateral-direito de origem, também atuou como meio-campo do Furacão entre 1996 e 1999. Voltou ao clube em 2008 e encerrou a carreira um ano depois. Foi campeão da Seletiva da Libertadores de 1999 e do Estadual de 2009.

Retorno em 2012

A carreira fora de campo teve início no Athletico em 2012. Fez parte da comissão técnica que ajudou o Furacão na campanha que garantiu o acesso da Série B para a Série A do Brasileiro em 2012. Também colaborou para que o clube conquistasse uma vaga na CONMEBOL Libertadores depois do terceiro lugar no Brasileiro de 2013.

Depois do Athletico, Alberto Valentim passou por Palmeiras (2014), Red Bull Brasil, Botafogo, Pyramids, do Egito, Vasco da Gama, Avaí e Cuiabá, onde saiu no início do Campeonato Brasileiro.

Ele terá a missão de comandar o Furacão nas disputas da semifinal da Copa do Brasil, na final da Copa Sul-Americana e na sequência da Série A.