Esportes

Ana Patricia e Rebecca levam virada de americanas no vôlei de praia, mas avançam nas Olimpíadas

Gazeta
Gazeta Esportiva

30 de julho de 2021 - 22:06 - Atualizado em 30 de julho de 2021 - 23:15

As brasileiras Ana Patricia e Rebecca perderam pela segunda vez nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas garantiram a classificação para as oitavas de final do vôlei de praia feminino. Nesta sexta-feira (manhã de sábado no Japão), a dupla foi superada pelas americanas Claes e Sponcil por 2 sets a 1 (parciais de 21/17, 19/21 e 11/15), mas avançam no mínimo como uma das melhores terceiras colocadas.

O primeiro set foi bastante disputado, e nenhuma das duplas conseguiu abrir ampla vantagem. Na reta final, Ana Patrícia e Rebecca conseguiram quatro pontos consecutivos e fecharam com 21 a 17.

No segundo set, a dupla dos Estados Unidos foi superior. Após um começo equilibrado, as americanas chegaram a ficar cinco pontos em vantagem e fecharam em 21 a 19.

Já o tie-break foi dominado por Claes e Sponcil. A dupla brasileira até reagiu depois de estar seis pontos atrás, mas acabou prejudicada pelo início ruim e viu as americanas fecharam com 15 a 11.

“Começamos muito bem o jogo, fizemos um primeiro set muito bacana, viemos para o jogo sabendo que seria um duelo muito difícil porque elas têm um jogo muito organizado, tem um jeito diferente de jogar, usam muita bola de segunda, então você tem de ficar todo tempo ajustando seu sistema defensivo, esperando a bola de segunda da Kelly Claes”, analisou Rebecca após a partida.

“Primeiro set fomos muito bem, no segundo estávamos bem, mas entrou uma sequência de pontos delas que não esperávamos, em erros que normalmente não cometemos. Aconteceu e temos de entender e melhorar para o próximo. E no tie-break começou com uma diferença de três pontos evitáveis, que tomamos decisões erradas. Não desistimos, tentamos buscar, mas reconhecemos que podemos jogar melhor”, completou.

As brasileiras estão no Grupo D, que conta com Graudina e Kravcenoka, da Letônia, e Makokha e Khadambi, do Quênia. Com três vitórias, Claes e Sponcil garantiram a liderança do grupo. Já Ana Patrícia e Rebecca aguardam os últimos embates da fase de grupos. Em caso de triunfo das letãs sobre as quenianas, a dupla irá avançar como uma das melhores terceiras colocadas.

A primeira fase do vôlei de praia das Olimpíadas conta com seis grupos com quatro duplas, onde as duas primeiras avançam. As duas melhores terceiras também garantem classificação direta. Já as outras quatro terceiras jogam entre si na repescagem para definir mais duas duplas vão às oitavas de final.