Futebol

Adestrador de águia da Lazio faz gesto fascista em direção à torcida e é suspenso

Gazeta
Gazeta Esportiva

20 de outubro de 2021 - 11:21 - Atualizado em 20 de outubro de 2021 - 11:45

O adestrador de águia da Lazio, Juan Bernabé, foi suspenso após fazer gestos fascistas ao final da vitória da equipe da capital sobre a Internazionale, no último final de semana.

Bernabé foi flagrado fazendo saudações fascistas a um grupo de torcedores no Estádio Olímpico, casa da Lazio. As pessoas envolvidas gritavam “Duce!” para o adestrador, fazendo referência a Benito Mussolini, ditador italiano e chefe de governo do país no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial.

A Lazio emitiu uma nota nesta quarta-feira repudiando o episódio. O clube suspendeu Bernabé, que não trabalha diretamente para a Lazio, e informou que seu contrato de prestação de serviços será rescindido.

Bernabé estava na Lazio desde 2010, tendo antes passado pelo Benfica. A águia é um mascote para alguns clubes da Europa, e antes dos jogos em casa, ela voa pelo estádio, como um gesto simbólico para os torcedores.

Parte da torcida da Lazio tem um histórico de ser ligada a grupos extremistas de direita, com direito a cânticos racistas e gestos fascistas durante as partidas.

A Lazio está na 5ª colocação do Campeonato Italiano, com 14 pontos conquistados.