Futebol

A 1.000 dias de Paris 2024, COB inicia preparação para menor ciclo olímpico da história

Gazeta
Gazeta Esportiva

30 de outubro de 2021 - 11:31 - Atualizado em 30 de outubro de 2021 - 11:45

As Olímpiadas de Tóquio 2020 mal acabaram e o Brasil já iniciou o planejamento para Paris 2024. Faltando exatamente 1000 dias para o início dos Jogos na França, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) se vê diante de novos desafios para a próxima edição. Diferente da disputa em território asiático, onde o principal desafio foi a adaptação ao fuso horário e a alimentação, o “obstáculo” do momento é a capacidade de adequar o planejamento a um ciclo mais curto.

Presidente do COB, Paulo Wanderley afirmou que a responsabilidade dos atletas na preparação será ainda maior dessa vez, muito pelo fato do tempo dedicado a treinos ser consideravelmente menor.

“Estamos vindo do melhor resultado de nossa história em Jogos Olímpicos e sabemos que a responsabilidade será ainda maior em Paris. Como este ciclo é mais curto que os demais, o planejamento precisa ser muito bem feito. Iniciamos o nosso antes mesmo de Tóquio e temos ido regularmente à França para acertar todos os detalhes da preparação”, afirma o presidente do COB, Paulo Wanderley.

Há duas semanas, o COB realizou a terceira visita ao país-sede dos Jogos Olímpicos de 2024 e se reuniu com o Comitê Organizador. Assim como aconteceu em Chuo, no Japão, a comissão vistoriou instalações que podem servir como base para a delegação nacional. Marselha também foi uma das cidades visitadas dessa vez, avaliando a operação da vela no período pré-Jogos, o que foi colocado como uma necessidade por Jorge Bichara, diretor de Esportes do COB.

“A vela é uma modalidade que costuma realizar diversos treinamentos na raia olímpica ao longo do ciclo, fora os eventos-teste. Os atletas precisam conhecer bem as condições que vão encontrar lá. Por conta disso, precisamos ter uma estrutura de suporte à equipe brasileira”, explica o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara.

Enquanto alinha os últimos detalhes do planejamento, o COB se prepara, também, para a primeira missão do novo ciclo. De 25 de novembro a 5 de dezembro, mais de 350 atletas disputam os Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021. A expectativa é que ao menos parte desta delegação integre o Time Brasil em Paris 2024.