Esportes

359 atletas participam dos Jogos Universitários do Paraná neste sábado (28)

Devido aos cuidados com os protocolos sanitários por causa da Covid-19, as disputas ocorrerão em um único dia

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
359 atletas participam dos Jogos Universitários do Paraná neste sábado (28)
Foto: Arquivo/SEED

28 de agosto de 2021 - 08:50 - Atualizado em 28 de agosto de 2021 - 08:56

Trezentos cinquenta e nove atletas participam neste sábado (28) das competições dos Jogos Universitários do Paraná (JUPs), na sua 60ª edição, nos municípios de Apucarana, Arapongas, Cambira e Jandaia do Sul, na região Norte do Paraná.

Os JUPs são uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte em parceria com a Federação Paranaense de Desportos Universitários e com o apoio das prefeituras dos municípios que sediam o evento.

“A tradição dos JUPS, que completam 60 anos, é a prova da paixão que o paranaense tem pelo esporte”, diz o superintendente estadual do Esporte, Helio Wirbiski. “E fico muito feliz em poder voltar com a competição, após um período difícil por conta da pandemia de Covid-19”,

afirma.

Ao todo, 524 pessoas devem participar das competições. Além dos 359 atletas, são 48 dirigentes e 117 árbitros. Os JUPs de 2021 contarão com 50 equipes de 11 universidades. Devido aos cuidados com os protocolos sanitários por causa da Covid-19, as disputas ocorrerão em um único dia.

Ao dar boas-vindas aos participantes, em nome dos municípios, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, destacou que com planejamento e organização foi possível vencer grandes desafios, como a organização do JUPs seguindo todos os protocolos sanitários.

Para a realização do JUPs, o coordenador de Esporte de Rendimento da Superintendência do Esporte, Emerson Venturini, ressalta o planejamento e organização necessários para realizar as competições em um dia. “A parceria com os municípios é indispensável, já que são as cidades que detêm as estruturas esportivas. Como Apucarana, que é referência na prestação de eventos esportivos”.

Os campeões têm vagas garantidas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que serão realizados entre os dias 10 e 18 de outubro, em Brasília. “A etapa estadual é uma classificatória para etapa nacional, que já está confirmada. Os campeões podem ter a oportunidade de jogar os Jogos Universitários Internacionais”, ressalta Venturini.