A transformação do papel em produtos indispensáveis para o estilo de vida contemporâneo, como embalagens, impressos, documentos e livros, só é possível por causa da indústria gráfica. Segmento “invisível” no dia a dia, o setor de impressão está presente em todos os momentos da vida, desde a hora em que levantamos da cama até o momento em que vamos dormir.

É por meio das embalagens que conseguimos consumir produtos essenciais como alimentos, remédios e produtos de higiene. Trata-se de uma tecnologia que democratiza o acesso a itens que antes seriam impossíveis de comprar em pequenas quantidades. Além disso, as embalagens são um grande diferencial no mercado: muitas vezes, é graças a elas que um produto encanta o consumidor e se destaca da concorrência.

O papel impresso, produto principal da indústria gráfica, também dá sentido aos momentos mais importantes da nossa trajetória: o diploma conquistado com dedicação, o primeiro carimbo no passaporte, os livros que trazem conhecimento e entretenimento, o fundamental registro das memórias.

“O papel impresso concretiza sonhos e aspirações das pessoas”, afirma Gustavo Benvenho, da Midiograf. A gráfica reconhecida como referência em embalagens, produtos editoriais e promocionais, papelaria e impressão digital em Londrina completa 30 anos em 2022.

Essa história, que começou em 1992, marca também a concretização de um sonho. Afinal, desde os 9 anos, quando esteve em uma gráfica acompanhando a professora pela primeira vez, o fundador Nivaldo Benvenho se apaixonou pela dinâmica do papel transformado pela tinta e decidiu que era isso que gostaria de fazer por toda a vida.

Em busca desse objetivo, ele trabalhou em outras empresas do setor até o momento em que, há exatas três décadas, vislumbrou um futuro diferente e empreendeu seu próprio negócio em um espaço de 27 metros quadrados. Foi assim que nasceu a Midiograf.

Tecnologia em impressão gráfica a serviço da qualidade de vida

O investimento em tecnologia e inovação está no DNA da Midiograf. Não é à toa, um ano após a fundação, foi a primeira gráfica de Londrina a adquirir o software gráfico Corel Draw 2.0 e um computador com HD de 40 megas e monitor de fósforo de tela verde, uma novidade tecnológica para a época.

Desde o início, o investimento em equipamentos buscava atender a missão da empresa: oferecer soluções gráficas, como empresa inovadora, proporcionando um elevado grau de satisfação por meio de ações internas e externas de responsabilidade  e comprometimento.

Tal busca foi pautada principalmente pela valorização das pessoas, o maior patrimônio da organização. Capacidade de criar novas soluções gráficas com flexibilidade e comprometimento; preocupação com o futuro sustentável; e respeito à qualidade de vida, ao meio ambiente e à sociedade são outros valores consolidados na cultura da companhia.

Inovação em todos os momentos da história

Na primeira década de funcionamento, a Midiograf saiu de uma sala de 30 m² para um amplo espaço de mais de 1000 m². Em um setor que exige atualizações constantes, a empresa trouxe para Londrina tecnologias de ponta, como a impressora quatro cores automatizada.

Em 2009, ocorreu um novo marco: a construção do atual parque gráfico, com 20 mil m², na zona oeste de Londrina. Logo depois, a gráfica foi a primeira de todas as Américas a adquirir a impressora Heidelberg Speedmaster SX 102-8-P, permitindo novo salto na velocidade e qualidade de impressão.

Com a aquisição de maquinários para produção de embalagens, em 2020, a Midiograf consolidou-se também como referência nesse setor que ganhou ainda mais visibilidade durante a pandemia de covid-19, com a ampliação de serviços de “take away” e “delivery”.

Para apoiar todo esse movimento, foi criado o Kortex – Centro Tecnológico Midiograf, que reúne equipamentos de ponta para oferecer as melhores soluções aos clientes. Inteligência artificial com o Pixor e realidade aumentada, por exemplo, são inovações entregues pela Midiograf em um ambiente digital que valoriza a praticidade, a assertividade com o foco em auxiliar os clientes do grupo em áreas que vão muito além do impresso.

Sustentabilidade em todas as etapas da produção

Para o Grupo Midiograf, cuidar das pessoas e da natureza  é uma obrigação. Por isso, realiza diversas ações sociais e ambientais  que buscam gerar uma relação saudável com o meio ambiente. Por meio da certificação ISO 9000,  a empresa é comprometida em produzir mais com menos e reduzir o  estresse negativo na produção.

A gráfica também segue os preceitos da organização Two Sides, que tem o objetivo de promover a sustentabilidade da cadeia de suprimentos de comunicação gráfica e de embalagens celulósicas e dissipar os equívocos ambientais comuns, fornecendo aos usuários informações verificáveis sobre porque a impressão e o papel são uma mídia atraente, prática e sustentável.

Fale com a Midiograf

A Midiograf oferece soluções em impressão de embalagens, promocionais e editoriais para pequenas e grandes tiragens. Entre em contato para conhecer mais ou solicitar um orçamento. Caso esteja com dificuldade em projetar uma embalagem, o grupo conta também com um setor de projetos, venha conferir!

14 mar 2022, às 16h31. Atualizado em: 21 mar 2022 às 14h08.
Mostrar próximo post
Carregando