Publieditoriais

Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória: Maior símbolo de Maringá

Pioneiros ajudaram a transformar uma pequena igreja em uma das maiores catedrais do mundo

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória: Maior símbolo de Maringá

10 de maio de 2022 - 12:14 - Atualizado em 10 de maio de 2022 - 16:53

Não só um símbolo religioso e de representatividade católica. A Basílica Menor Nossa Senhora da Glória é quase que o registro de nascença de Maringá, e sua grande construção é o DNA turístico da cidade

A história da Basílica começou quando em seu lugar, ainda se localizava uma antiga igreja de madeira, construída em 1950, que durou apenas 9 anos. Em 1959 o bispo Dom Jaime idealizou a construção de um monumento à altura da cidade e o arquiteto José Augusto Bellucci atendeu o desejo de Jaime, e projetou a nova Basílica. Na sua reformulação, a antiga igrejinha serviu de matéria-prima para algumas casas da região. 

Desde sua idealização, até os últimos detalhes, a Basílica demorou cerca de quatorze anos para ser levantada. De julho 1959 até maio de 1972, foram trabalhos intensos e sempre monitorados para entregar o melhor à cidade. 

A Basílica Menor Nossa Senhora da Glória! E foi construída com um requinte de santidade aos olhos do cristianismo, utilizando em sua arquitetura, um pedaço de mármore removido das escavações da Basílica de São Pedro XII, que foi fundada em meados do século I e II. 

O monumento é grandioso não só por sua representatividade religiosa, mas também pelo tamanho de suas dimensões. A Basílica de Nossa Senhora, ao todo tem 124 metros de altura, 50 metros de diâmetro externo e capacidade para mais de 4.500 pessoas e é considerada a catedral mais alta do Brasil e de toda América do Sul

A Catedral ainda é composta por seu interior artístico de encantar os olhos. Já no setor tecnológico, conta com um sistema de iluminação por softwares, além de proporcionar uma grande vista de toda a cidade em seu topo, a torre toda iluminada também é vista de diferentes locais. 

Uma obra construída com o tempo e que faz as pessoas de todos os tempos se apaixonarem por ela. A Basílica Menor Nossa Senhora da Glória é um patrimônio cultural e religioso não só de Maringá, ou de nosso estado, mas sim, de todo o Brasil.