Publieditoriais

Amigos do HC completam 35 anos com presente voltado aos idosos

Criação do Programa de Atenção à Pessoa Idosa é a grande causa das comemorações.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Amigos do HC completam 35 anos com presente voltado aos idosos

23 de dezembro de 2021 - 08:00

O novo programa dos Amigos do HC, batizado de CEDIVIDA – Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa, foi criado para atender gratuitamente pessoas com 60 anos ou mais que buscam envelhecer de forma saudável, ativa e autônoma, sendo realizado de forma híbrida nas modalidades presencial e digital. A plataforma digital já está no ar no endereço cedivida.org.br. O espaço físico está sendo criado e será entregue em 2022, com o apoio de toda a sociedade por meio de doações de qualquer valor à campanha da Associação. 

A plataforma digital CEDIVIDA aborda os principais temas: vida e carreira, bem-estar, legislação e defesa de direitos por meio do canal CADEDI – Canal de Defesa de Direitos, rede de proteção, interação e inclusão digital com o canal DigiSênior. Tal plataforma funciona de forma integrado ao espaço físico, onde o usuário terá acesso à programação presencial, podendo realizar agendamento nas oficinas e atendimentos presenciais. 

A sede do Programa CEDIVIDA e prevê um espaço de convivência com a possibilidade de desenvolvimento de atividades presenciais como terapias alternativas, grupos de convivência e atendimentos voltados à promoção da saúde. Contudo, entende-se que um grande desafio do projeto será a inclusão digital da pessoa idosa, o que integra o seu formato híbrido. Todas essas ações visam à construção do pertencimento, da independência e do protagonismo da pessoa idosa. 

População Idosa

O idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Atualmente, o Brasil te mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária. Esse número representa 13% da população do país. Segundo projeção do IBGE, divulgada em 2018, isso tende a dobrar nas próximas décadas. 

Tendo em vista o crescimento da população idosa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) juntamente com a Organização das Nações Unidas estabeleceram a Década do Envelhecimento Saudável. Declarada para ocorrer de 2020 a 2030, objetiva transformar a forma como envelhecimento é entendido e absorvido pela sociedade, oferecendo e otimizando as condições de acesso para habilidades funcionais em suas mais diversas esferas. 

“Podemos não apenas adicionar anos à vida, mas também (melhorar a qualidade de) vida a estes anos” – Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS durante o anúncio da iniciativa.

Como apoiar essa causa?

Com o lema 35 Anos de Amizade pela Vida, a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, conhecida como Amigos do HC, comemora um marco em sua história trazendo um grande presente à sociedade. A criação e manutenção do Programa de Atenção à Pessoa Idosa é a grande causa dos 35 anos dos Amigos do HC e depende do apoio de todos.

Faça uma doação de qualquer valor via PIX usando a chave: doacoes@cedivida.org.br

Amigos do HC

Conheça outros projetos dos Amigos do HC e saiba mais sobre nosso trabalho, acesse o site: amigosdohc.org.br.