Projetos

Tudo sobre a final do reality ‘Você é o Chef: Celebridades’, na RICtv

Todos estavam nervosos, porém prontos para enfrentar os desafios e surpresas.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Tudo sobre a final do reality ‘Você é o Chef: Celebridades’, na RICtv
Mesmo com a tensão da última prova, todos os participantes conseguiram se divertir. Foto: @matteogualda.ph

2 de agosto de 2022 - 17:59 - Atualizado em 2 de agosto de 2022 - 17:59

O último sábado (30) marcou a data da final do reality ‘Você é o Chef: celebridades’. Depois de oito episódios concorridos, quatro participantes conquistaram uma vaga na última disputa: o personal trainer Henrique Lugarini, o empresário e arquiteto André Henning, a apresentadora Cecília Comel e o radialista e apresentador Fernandinho Eufrásio. Todos estavam nervosos, porém prontos para enfrentar os desafios e surpresas.

Foram mais de dois meses de competição que envolveram 28 participantes entre artistas, influenciadores e personalidades do Paraná. O desafio começou com etapas eliminatórias, nas quais só um entre quatro concorrentes era selecionado. Já nas semifinais, os primeiros e segundos colocados de cada episódio formaram duplas para disputar na cozinha crudívora, ou seja, sem fogo. Duas duplas foram selecionadas e os componentes dessas foram para a grande final.

Henrique Lugarini e André Henning foram os campeões das etapas eliminatórias que participaram. Por outro lado, Cecília Comel e Fernandinho ficaram em segundo lugar nos mesmos episódios, mas levaram sorte na repescagem do último episódio e foram classificados.

Passo a passo da disputa

Além dos participantes, o apresentador Colemar Junior e os chefs já conhecidos Gabriela Vilar, Guilherme Kaesemodel e Dudu Sperandio estavam prontos para a etapa final do programa. Quem assistiu ao episódio conferiu, inclusive, as habilidades de atuação de Colemar.

O programa, que teve surpresas ao longo de toda a temporada, reservou a maior delas para o final. Dessa vez, o tema era livre. Os cozinheiros poderiam criar e preparar o que quisessem com os ingredientes disponíveis. Além da seleção já feita, eles tiveram, novamente, toda a linha de produtos Zaeli à disposição. A única exigência era que eles entregassem um prato principal e uma sobremesa.

Os chefs e jurados da edição chegaram apenas ao final da prova –que teve uma hora e 20 minutos ao todo– sem auxiliarem em nenhuma das receitas. Além disso, fizeram a prova às cegas. Junto a eles, o chef Lênin Palhano foi o convidado especial para a avaliação dos pratos. 

Quais foram os pratos de cada participante?

Henrique Lugarini contou que acordou já pensando no prato que faria. Ele optou por um risoto de parmesão e alho-poró com um mignon suíno, junto de molho de gremolata. Já a sobremesa levou banana flambada com morango, creme de leite e chocolate. O único problema apontado pelo chef  Lênin Palhano foi um excesso de azeite e, na sobremesa, o chocolate que se desintegrou. 

André Henning entregou que a sobremesa seria torta de maçã, mas demorou para revelar o prato principal. Ele fez massa fresca com recheio de carne de sol e ricota e molho vermelho. Toda a composição recebeu elogios do chef Dudu Sperandio, especialmente o molho do prato principal.

Cecília Comel se arriscou na carne suína, que nunca tinha feito, e preparou maionese para acompanhá-la. Já a sobremesa escolhida foi um suflê de goiabada com calda de queijo.O chef Guilherme Kaesemodel elogiou a maionese e o suflê, mas apontou um pequeno erro de execução da carne, que passou do ponto. 

Fernandinho apostou na sua especialidade: estrogonofe. O prato ganhou uma versão “desconstruída”, sem batata mas com farofa. A sobremesa gelada levou leite condensado, chocolate e morango. Os dois preparos clássicos do Brasil, apesar de simples, agradaram o paladar da chef Gabriela. 

Resultado e prêmios

André e Henrique levaram o primeiro e segundo lugar da disputa, respectivamente. Foto: @matteogualda.ph

Depois de avaliarem e descobrirem a autoria dos pratos, chegou a aguardada hora da revelação dos ganhadores pelos chefs jurados.Henrique Lugarini ficou em segundo lugar. Como prêmio, ele levou um kit especialmente preparado pela Universidade Unicesumar.

Já a vitória foi protagonizada por André Henning. Emocionado, ele recebeu o troféu de chef celebridade. André também levou para casa a bolsa de 100% em um curso de Gastronomia na Unicesumar e uma viagem de férias para um resort em Salvador, Bahia. 

Assista o último episódio na íntegra no canal de Youtube do programa.