Projetos

Saiba como práticas agrícolas e ações sustentáveis estão ligadas à segurança alimentar

A nova série da RICtv estreou na última terça (28), e traz uma temática de grande importância – A Sustentabilidade.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Saiba como práticas agrícolas e ações sustentáveis estão ligadas à segurança alimentar

4 de julho de 2022 - 09:00

A nova série da RICtv estreou na última terça (28), e traz uma temática de grande importância – A Sustentabilidade.

No mês de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e tendo como berço a capital reconhecida por suas ações sustentáveis, a RIC Séries – Sustentabilidade – veio para somar forças nas práticas de ações socioambientais e sensibilização da população de Curitiba.

Falar em sustentabilidade, é certamente falar sobre a responsabilidade com a segurança alimentar. Desde o momento do plantio, passando pelo uso consciente do alimento e descarte correto dos resíduos, todos os processos podem ser realizados de modo a reduzir o impacto ambiental. Neste primeiro episódio a série apresentou a Fazenda Urbana, um projeto dedicado à educação para a prática agrícola sustentável nas cidades. O local é um centro de conexão entre o rural e o urbano, pensado para transmitir inovação, conhecimentos tradicionais, agrícolas, gastronômicos e de sustentabilidade.

Algumas ações práticas ajudam no plantio e consumo consciente, veja como exemplo a compostagem e o reaproveitamento de água chuva para uso em plantações.

A compostagem, uma forma de aproveitar restos de alimentos orgânicos, é uma das primeiras ações quando falamos de plantio sustentável. Descartar corretamente esses alimentos, além de diminuir o acúmulo de lixo nos aterros sanitários ainda contribui na produção de adubo natural.

O reaproveitamento da água da chuva também contribui positivamente na irrigação das plantações. Uma ação de grande impacto já que o setor agrícola possui o maior consumo de água, no Brasil e no mundo. 

Todas essas práticas de plantação são realizadas na Fazenda Urbana e resultam em um projeto que garante segurança alimentar para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Alimentos doados pela iniciativa privada, o plantio realizado nas Fazendas Urbanas, somado a ajuda de voluntários e ONGs, se tornou um belo projeto que oferece refeições quentes, nutritivas e substanciosas a quem mais precisa. Garantir que essas pessoas se alimentem sentados em uma mesa, com as mãos limpas é o mínimo de dignidade que se pode oferecer, ajudar a quem mais precisa também faz parte de uma sociedade sustentável. 

Quer conhecer esse projeto e conferir de perto mais ações sobre Sustentabilidade, acesse YouTube RICtv.

RIC Séries – Sustentabilidade é um oferecimento da  Prefeitura de Curitiba, para saber mais clique aqui.