por Isadora Deip
com supervisão de Giselle Ulbrich

O RIC Podcasts, empresa do Grupo RIC que produz conteúdos em áudio e vídeo com base em informações de qualidade, estreou uma produção inédita no dia 11 de agosto: o podcast A planta que cura, apresentado pelo jornalista Guilherme Rivaroli. Dividido em seis episódios, o produto aborda os tabus e preconceitos ligados à legalização da cannabis, planta que promete auxiliar no combate à diversas enfermidades e agitar o mercado farmacêutico no Brasil.

O programa estreante está disponível em plataformas digitais como o Spotify e o Youtube e também pode ser acessado pelo portal RIC Mais.

Afinal, quais são os reais benefícios do uso medicinal para os pacientes? Por que uma planta que promete revolucionar a Medicina encontra tantas barreiras para ser regularizada? Estas e outras perguntas vão ser respondidas nos seis episódios da série, que conta com entrevistas com especialistas e familiares de paciantes que fazem uso da cannabis.

Os entrevistados vão falar sobre os obstáculos que enfrentaram para ter acesso ao medicamento e relatar os benefícios do tratamento. O diretor de Produto, Conteúdo e Convergência do Grupo RIC, Marcus Yabe, destaca que a principal questão da série é que a cannabis medicinal já é produzida em larga escala em diversos países do mundo, mas ainda há um certo preconceito em torno do fármarco.

“Quando lançamos esse podcast, não estamos falando que todos devem usar, mas sim que todos deveriam se informar sobre para então formar uma opinião sobre esse remédio”,

destaca Yabe.

Segundo o diretor, durante a gravação do podcast, foi possível perceber que a cannabis medicinal não só é usada há milhares de anos, como atualmente vem ajudando a melhorar a qualidade de vida de pessoas portadores de doenças graves.

“Mesmo com milhares de estudos científicos comprovando o que o remédio pode causar de positivo, as pessoas ainda têm preconceito, muito pela falta de conhecimento. Então, quando assumimos o risco de fazer uma série de podcasts com esse tema, é justamente porque acreditamos que a informação pode mudar a vida de muita gente”,

afirma.

O apresentador Guilherme Rivaroli diz que a série traz esclarecimentos sobre o assunto de forma leve, sem preconceitos e com embasamento científico.

“O impacto que eu acredito que o podcast vai ter é mudar a ideia das pesosas sobre a cannabis remédio, fazendo essa separação: o remédio é uma coisa, a maconha de uso recreativo, o entorpecente, é outra. Foca no remédio que ele salva muita gente, ele é ciência pura e transforma vidas, e é essa ideia que eu quero que as pessoas tenham, que elas quebrem o preconceito”,

explica o apresentador.

Rivaroli conta que a experiência de apresentar um podcast foi inesquecível: “É a primeira vez que eu trabalho com esse novo formato de comunicação”. Ele relata que o podcast mudou completamente a visão que ele tinha sobre o uso da cannabis medicinal.

“Eu tinha uma visão bem preconceituosa, até certo ponto um pouco religiosa, que é o principal preconceito que a gente tem com a cannabis medicinal hoje no nosso país. Eu fui com a ideia, na verdade, de tentar derrubar um pouco as pessoas que iriam falar da cannabis. No fim, eu vi que o tema é absolutamente importante, relevante e fundamental para nossa sociedade, porque nós estamos falando de um remédio que às vezes é a unica forma de salvação para uma pesosa cujo o filho tem 80, 90 crises convulsivas durante um dia. E ela [a cannabis] não pode mais ser a última opção de tratamento, teria que ser a primeira para uma série de doenças, que vão desde o câncer até tratamento para demência”,

afirma o apresentador.

O podcast ainda conta com convidados de destaque como o primeiro casal a importar ilegalmente e lutar pela autorização da cannabis medicinal no Brasil; o neurocirurgião pioneiro na prescrição de planta e uma representante da APEPI, associação que planta, manipula, transporta e pesquisa o extrato de cannabis.

O RIC Podcasts é uma empresa do Grupo RIC que investe nesse novo formato de comunicação e traz conteúdos relevantes para a população paranaense em forma de podcasts.

Confira publicações nas redes sociais sobre o podcast A planta que cura:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por RIC Podcasts (@ric_podcasts)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por RIC Podcasts (@ric_podcasts)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por RIC Podcasts (@ric_podcasts)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por RIC Podcasts (@ric_podcasts)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por RIC Podcasts (@ric_podcasts)

24 ago 2022, às 06h20. Atualizado em: 23 ago 2022 às 22h48.
Mostrar próximo post
Carregando