Julho, o mês do cooperativismo chegou ao fim no último domingo e, com ele, a última reportagem da série sobre o tema no RIC séries. Dessa vez, o repórter Sérgio Mendes foi atrás dos principais profissionais e pessoas que não aparecem, mas fazem a cooperativa acontecer.

Como tratado na reportagem anterior, o produto rural percorre um longo caminho do campo à mesa do consumidor. Para que esse processo seja bem sucedido, são necessárias inúmeras formas de atuação, além dos agricultores. 

Os funcionários dos entrepostos são um exemplo. Eles prestam a assistência que os cooperados precisam. Na indústria, é a mão de obra que garante a qualidade dos produtos finais. Já na sede administrativa, o cooperativismo se torna responsabilidade de cada um dos especialistas em diferentes áreas.

Antonio Sérgio Gabriel é diretor administrativo e financeiro da Coamo. Ele garante que é nos funcionários e cooperados que se encontra o maior valor da cooperativa, assim como seu maior foco de investimentos. “A preocupação com o ser humano é um dos pilares fundamentais para o crescimento da Coamo ao longo das décadas.” Antonio garante também que essa preocupação é o que garante a perpetuação da cooperativa.

Produtores e funcionários unidos no mesmo propósito

O produtor rural Ursino Pereira comprova, por meio da sua experiência, todo o suporte que funcionários da Coamo promovem a quem atua diretamente no campo. “O quadro profissional é de alto nível, treinado para atender ao agricultor e cuidar do nosso patrimônio.” Assim, ele tem a confiança que precisa para seu trabalho.

Da mesma forma, quem faz o atendimento dos produtores compartilha a vontade de cuidar e investir na cooperativa, que pertence a todos. É o caso de Maria do Carmo Libarino, mais conhecida como Carminha. O trabalho na Coamo que já ultrapassa 30 anos a levou a realizar sonhos como manter sua família e formar seus filhos.

Qualificação dentro de casa 

Outra trajetória de sucesso é a de Gilson Fávaro. O profissional entrou na cooperativa há 34 anos como estagiário e participou de inúmeros projetos até chegar ao cargo de Coordenador de desenvolvimento de sistemas. A equipe que lidera é responsável por todas as soluções de sistemas para a cadeia de valor da cooperativa.

A mesma oportunidade que ele recebeu no início da carreira continua presente no funcionamento atual da Coamo. Além do programa de estágio, que dá a chance de estudantes universitários e recém-formados entrarem no mercado de trabalho, existe um programa direcionado aos aprendizes. Nele, jovens têm sua primeira experiência profissional na cooperativa e também a chance de crescer em qualquer área. 

Assim como outros colaboradores, Gilson aproveitou os treinamentos da cooperativa para se qualificar. Quem explica a importância desses processos é Antonio César Marini, gerente de gestão de pessoas na Coamo: “Gerentes e gestores em todos os níveis são aproveitados internamente. A Coamo tem crescido com essa política de formar e desenvolver as pessoas.” Desta maneira, funcionários com cargos de qualquer escala podem subir na hierarquia.

História de sucesso

Em Campo Mourão, mais uma carreira de sucesso é narrada: com trajetória que começou em 1992 no entreposto de Iretama, Edenilson de Oliveira foi de atendente a diretor de logística e operações da Coamo. “A Coamo sempre busca oportunizar o crescimento de funcionários”, afirma. Edenilson completa: “Quando você está em uma empresa que tem um crescimento fantástico e consegue se desenvolver, você vai crescer junto. Foram 30 anos de alegria e prazer em trabalhar aqui e ver essas conquistas.”

O comprometimento em garantir o melhor para os funcionários e todas as pessoas que dependem da Coamo é reforçada por Airton Galinari, presidente executivo da cooperativa. Ele entende a organização como uma “prestadora de serviços”.

Airton ainda retoma a importância dada pela Coamo ao alto nível de desempenho de todos os que fazem parte dela. “A qualidade do atendimento, seja técnico, seja financeiro ou qualquer outro relacionado ao quadro social, parceiros, fornecedores e toda a comunidade”, completa.

Um oferecimento: Coamo, a vida é a gente que transforma.

8 ago 2022, às 11h02.
Mostrar próximo post
Carregando