25 de julho de 2020 - 23:52

Atualizado em 30 de julho de 2020 - 11:40

Você conhece o Glamping?

Por Duda Slud

Você conhece o Glamping?

Fala meu amigo, minha amiga viajante, nossos encontros semanais para viajar por este tema maravilhoso que é viajar começam hoje!! E hoje vamos conversar sobre uma modalidade de turismo que vai com certeza bombar neste momento de pandemia!

Não é novidade para ninguém que a pandemia de coronavírus mudou ainda que temporariamente a maneira como viajaremos. Muita gente ainda está pensando muitas vezes antes de aceitar a possibilidade de voltar a viajar. O que a maioria não conhece são as novas ou relativamente novas modalidades de hospedagem que me parecem muito apropriadas para este momento.

Eu sinceramente não acredito em novo normal, e imagino que assim que tivermos uma vacina segura e efetivamente distribuída no mundo todo, as pessoas voltarão à normalidade que vivíamos no mundo até fevereiro de 2020. Mas para este momento que estamos vivendo, existem alternativas muito legais!

Uma delas é o Glamping, que é um conceito que surgiu há pouco mais de 15 anos no Reino Unido, inspirado nas viagens da realeza inglesa, do século XVI, que mesmo quando viajavam no meio do nada, faziam questão de ostentar em grandes banquetes e acampamentos com decorações finíssimas.

O nome Glamping vem da junção de duas palavras estrangeiras, Glamour e Camping e é justamente isso, um clima de camping, mas cercado de muito luxo e conforto.

Bush Lodge Amakhala Game Reserve

Apesar de ter nascido no Reino Unido, hoje em dia o Glamping já se espalhou pelo mundo todo e é muito presente em toda a Europa, Estados Unidos e África.

A maior parte destes hotéis fica em destinos de natureza como parques nacionais e reservas naturais.

Ecocamp Patagônica – Parque Nacional Torres del Paine no Chile

No Brasil temos Glampings espalhados por todo o país em diferentes paisagens como praias e serras.

Um excelente exemplo deste conceito de turismo é o Parador Cambará do Sul do Grupo Casa Hotéis, que fica em Cambará do Sul, há pouco mais de 3h de carro de Porto Alegre.

E a região dos canyons no sul do Brasil é muito propícia para este tipo de acomodação, pois as paisagens são verdadeiras pinturas e as cabanas normalmente são muito amplas e arejadas com grandes janelas que possibilitam um contato super estreito com a natureza.

Barraca Suite no Parador Cambará do Sul
©sergioazevedophotos 2018

Devido à necessidade de isolamento e interesse em maior contato com a natureza acredito que uma grande pedida para a volta das viagens ainda em 2020 será o Glamping.

Caso goste deste assunto, fiz um vídeo especial no Canal Aprenda Viajando sobre este tema mostrando alguns lugares no Brasil e no mundo com este conceito.

Tenho certeza que você vai adorar conhecer este modelo de turismo que ainda tem muito a crescer.

E não esqueça que a melhor maneira de aprender a viajar é… viajando.

Grande abraço e até a semana que vem!