Entretenimento

Torta pudim de chocolate e amendoim: aprenda receita

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

18 de julho de 2017 - 00:00 - Atualizado em 18 de julho de 2017 - 00:00

Veja como fazer esta receita de torta de pudim de chocolate e amendoim (Foto: RIC Mais)

Doce é incrivelmente delicioso; experimente

Ingredientes:
 
Massa
1 e ¼ xícara de farinha de trigo
1 e ½ colher de chá de açúcar
½ colher de chá de sal
110g de manteiga sem sal gelada em cubinhos
¼ de xícara de água gelada misturada com 2 col de sopa de vinagre de maçã
1 clara de ovo para pincelar
 
Chantilly: usar metade do creme de amendoim e metade da decoração da torta
2 xícaras de nata fresca
2 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
 
Recheios: 
¾ de xícara de manteiga de amendoim
250g de chocolate meio amargo picado
1 xícara de açúcar mascavo
1 pitada de sal
¼ de xícara de amido de milho
2 xícara de leite integral
4 gemas
2 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colher de chá de essência de baunilha
2 paçoquinhas esmigalhadas para decorar
 
Modo de preparo:

Massa:
Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar e o sal. Junte a manteiga picada e amasse usando as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa e úmida. Junte 3 colheres da água com vinagre até formar uma bola de massa. Se necessário misturar o restante da mistura de água. Faça um disco com a massa, embrulhe em um filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.

Sobre uma superfície limpa e enfarinhada abra a massa gelada em um diâmetro de 27cm. Coloque sobre a forma de torta, pressionando a massa no fundo e laterais. Fure a massa com um garfo e leve ao freezer por 15 minutos. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Retire a massa do freezer e cubra com papel alumínio e encha a cavidade com feijões crus para fazer peso. Leve ao forno por 20 minutos.
 
Retire a massa do forno e deixe esfriar por 5 minutos. Pincele a clara de ovo por toda a base da torta e volte a massa ao forno por mais 10 minutos, até que ganhe um tom mais dourado. A clara do ovo vai criar uma película impermeabilizante que impede a umidade do recheio chegar à massa. Deixe esfriar por completo.
 
Chantilly:
Bata a nata fresca gelada até conseguir picos moles. Junte o açúcar e bata até conseguir bicos mais firmes. Adicione a baunilha e bata apenas para misturar. Reserve na geladeira enquanto prepara os recheios.
 
Recheios:
Coloque a manteiga de amendoim em uma tigela média e o chocolate em outra tigela média. Em uma panela média, misture o açúcar mascavo, o sal, o amido, o leite e as gemas. Leve a panela ao fogo médio, mexendo sempre. Quando começar a ferver, continue mexendo e cozinhando por mais 2 minutos, até a mistura engrossar. Retire do fogo, junte a manteiga e a baunilha. 
 
Divida o creme quente igualmente entre as duas tigelas de manteiga de amendoim e de chocolate. Misture cada uma até formar um creme homogêneo. Cubra a tigela do chocolate com plástico filme e leve à geladeira. Misture metade do creme de chantilly preparado à tigela de amendoim. Recheie a massa da torta com esse creme e leve à geladeira por 20 minutos. Retire a torta e espalhe o pudim de chocolate sobre o creme de amendoim. Volte à geladeira por pelo menos 45 minutos. Na hora de servir, cubra a torta com o restante de chantilly batido e decore com as paçocas.