TV

Primeira temporada do Desafio dos Médicos chega ao fim neste sábado (9)

Durante o programa semanal os participantes médicos mostraram suas habilidades gastronômicas para três chefes de cozinha e convidados

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Primeira temporada do Desafio dos Médicos chega ao fim neste sábado (9)
(Foto: reprodução RIC Record TV)

8 de outubro de 2021 - 12:49 - Atualizado em 8 de outubro de 2021 - 12:51

O Programa Desafio dos Médicos, o primeiro reality show de gastronomia saudável do Brasil, chega ao fim neste sábado (9), às 13h30, na RIC Record TV. O último episódio do Programa, realizado nos últimos dois meses na sede de Gastronomia do Centro Europeu, trará o vencedor do primeiro reality show realizado exclusivamente com médicos.

Estão na disputa o ortopedista e especialista em cirurgia de coluna, Antônio Krieger, a pediatra, Leila Derviche; o cardiologista, Francisco Puppo e a gastroenterologista, Mariane Singer.

Final

Durante o programa semanal os participantes médicos mostraram suas habilidades gastronômicas para três chefes de cozinha e convidados, especialistas em alimentação saudável. A consultoria técnica foi do núcleo de Gastronomia do Centro Europeu.

De acordo com Rogério Gobbi, diretor acadêmico do Centro Europeu, as provas do reality levaram informações úteis às famílias sobre os benefícios da gastronomia saudável, inclusive como possibilidade de profissão.

“Ciência por meio dos médicos e arte com a contribuição de profissionais de gastronomia especializados alimentação saudável. Tivemos milhares de multiplicadores da alimentação voltada para melhorar a qualidade de vida das pessoas e que permitiu ao público aprender com os participantes”

explica.

Entre os Desafios realizados, os participantes tiveram que produzir pratos relacionados com benefícios ao organismo como, por exemplo, receitas voltadas para diabéticos e cardíacos, para melhorar o estresse e ansiedade, melhora da qualidade do sono, saúde do intestino, obesidade infantil e longevidade. Todos os temas sugeridos foram surpresa.

Na final, deste sábado (09), ainda não se sabe qual será o tema da receita. Mas o finalista será a o participante médico que ao final do reality somar a maior pontuação durante as etapas, e levará o prêmio de Você é o Chef Médicos de 2021. O prêmio será um enxoval para a cozinha e que será doado para um Hospital a escolha do vencedor. Além disso, o ganhador também receberá uma semana com acompanhante no SPA da Lapinha e um curso de Cuisine Santé no Centro Europeu.

Mabel Rocha, produtora do Programa, considera o Desafio dos Médicos um sucesso. “Já estamos com a próxima edição em planejamento, devido a repercussão deste primeiro programa. O objetivo é levar informação e orientar os telespectadores sobre a importância de uma alimentação saudável e regrada, aliada às necessidades de pessoas em tratamentos específicos”, reforça Mabel.

Chefes convidados

Todos os chefs convidados que participaram do Desafio passaram por cursos de formação no Centro Europeu. São eles: a Chef de Cuisine e sommelier, com especialização em gastronomia funcional e gastronomia sustentável, Iracema Bertoco; o chef Reinhard Pfeiffer é co-autor do livro “A Cozinha Vegetariana de Astrid Pfeiffer”, pós-graduado em Gastronomia Funcional e idealizador do festival sustentável “Curitiba Santé”.

Outra participante é Pati Bianco especializada em Cuisine Santé, assinou o menu nacional de saladas da rede Madero, lançou seu primeiro livro e best seler e possui uma linha de produtos saudáveis. A nutricionista Aline Quissak teve uma participação especial. Ela possui oito especializações internacionais no Canadá e Estados Unidos e atua nas de avaliação nutricional e rotina hospitalar em oncologia e cirurgia bariátrica, com capacitações em nutrição no envelhecimento e nutrigenética.