Entretenimento

Projeto oferece oficinas de música instrumental brasileira gratuitamente

Ação faz parte do projeto “Música Itinerante” e traz aulas online e gratuitas de instrumentos característicos das fanfarras.

Thiago
Thiago Barros / Editor-Chefe TOMMO
Projeto oferece oficinas de música instrumental brasileira gratuitamente
Foto/Gus Benke

3 de setembro de 2021 - 22:12 - Atualizado em 3 de setembro de 2021 - 22:13

O projeto Música Itinerante, que tem o objetivo de levar música instrumental brasileira a diversas cidades do Paraná, promove sua edição de 2021 de forma inusitada, sendo integralmente online.

Com iniciativa da Bananeira Brass Band, grupo de sopros e percussão que aposta na combinação de ritmos da cultura popular brasileira para criar harmonias plurais, a ação cultural oferecerá aulas online e a vivo, abordando de forma prática os conceitos de emissão sonora de instrumentos de bandas marciais e fanfarras, como trompete, trombone, saxofone, percussão e tuba/eufônio, trabalhando também os seus aspectos técnicos e interpretativos.

As aulas são voltadas a qualquer pessoa com idade a partir de 12 anos, com leitura básica de partitura e acesso ao instrumento para estudo. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 7 de setembro pelo formulário no site.

As oficinas têm início no dia 14 de setembro e ocorrerão semanalmente pelo período de cinco meses, com duração de 1h cada.

“O objetivo do projeto é o de democratizar o acesso ao entretenimento da comunidade e desmilitarizar o repertório de bandas e fanfarras, além de formação de plateia para a música instrumental”, comenta a coordenadora do projeto, Priscila de Morais.

OFICINAS

No total, serão 150 vagas disponibilizadas – 30 vagas por turma/instrumento – que ocorrerão semanalmente ao vivo pelo Zoom por cinco meses, resultando em 100 horas de atividades. A oficina de Percussão será ministrada por Luís Fernando Diogo e Luís Rolim; a de Saxofone por Hudson Müller; a de Trombone por Lauro Ribeiro; a de Trompete por Audryn Souza e Lucas Ramos; e a Tuba/Eufônio por Bruno Brandalise. 

Aulas de prática em grupo também farão parte da programação, ocorrendo uma vez por mês com duas horas de duração, abordando técnicas de arranjo, interpretativas e aspectos da execução no coletivo.
Os professores manterão grupos para a comunicação com os participantes no aplicativo de mensagens instantâneas, Whatsapp. Ao final das oficinas, haverá emissão de certificados para os participantes que possuírem no mínimo 75% de participação.

Projeto Música Itinerante é apresentado pelo Bananeira Brass Band em parceria com a Diversa Produções, com apoio da Copel e incentivo do PROFICE – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura e Governo do Estado do Paraná.