Entretenimento

Pedalada na serra, exposição no MON e Gal Costa agitam este final de semana

Confira as melhores opções para esse final de semana em Curitiba e Região Metropolitana

Eduardo
Eduardo Igor / Estagiário com supervisão de Daniela Borsuk
Pedalada na serra, exposição no MON e Gal Costa agitam este final de semana
(foto: divulgação)

10 de setembro de 2021 - 06:33 - Atualizado em 10 de setembro de 2021 - 16:15

Mal terminou o feriado e já é final de semana de novo. Com isso, nada melhor do que aproveitar o ritmo e se programar para o próximo sábado (11) e domingo (12). Dá para todo mundo curtir os dias de folga, pois as opções são variadas e algumas até gratuitas. Confira!

Gastronomia

Comida Vegana: Sabores do Brasil

A partir desta sexta-feira (10) e durante todo o final de semana vai ter o evento “Sabores do Brasil”, que reúne a culinária típica do nosso país e também quitutes mundiais que foram trazidos para cá. No entanto, todas as receitas são feitas em versões vegetarianas estritas (veganas).

Para quem quer degustar o menu no local, tem opções como coxinhas de vários sabores, bolos recheados, tortas, quiches e limonadas.

Além da culinária, o evento também reúne outros produtos veganos, como maquiagem, roupas e acessórios, todos isentos de componentes de origem animal e sem a realização de testes em animais.

  • Data: Sábado (11) e domingo (12).
  • Horários: Das 11h às 19h.
  • Local: Av. Rep. Argentina, 235 – Batel, Curitiba – PR
  • Preço: Entrada Gratuita.

Música

Gal Costa e Lenine

Para quem quer curtir uma boa música sem sair de casa, a cantora Gal Costa e o cantor e compositor Lenine vão se apresentar na 11ª edição da Virada Sustentável.

O festival acontecerá em formato de live, diretamente do Teatro Sérgio Cardoso, no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Arte

Exposição no MON “A Presença da Arquitetura Paranaense

Para os amantes de arte, neste sábado (11) e domingo (11) vai ter a exposição “Concursos como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense” no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

A curadoria é da arquiteta, pesquisadora e professora Elisabete França, em uma homenagem aos profissionais presentes na produção arquitetônica do nosso Estado.

Na Sala 1, vão ficar os projetos premiados em concursos nacionais e internacionais de arquitetura, em uma linha do tempo com 252 premiações em 165 concursos, com a participação de 402 profissionais.

Também terão 40 maquetes de projetos como o da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, da Estação Antártica, do anexo da Assembleia Legislativa do Paraná, do Teatro Guaíra, entre outras.

Ainda é possível conferir infográficos, desenhos e fotografias e de um videodocumentário com relatos de profissionais.

  • Data: Sábado (11) e domingo (12).
  • Horário: Das 10h às 18h.
  • Sala 1 do Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Curitiba
  • Preço: Gratuito.

Stand up

Anderson Furlan e Raphael Bulk

Se o plano para este final de semana é dar risada, vai ter stand-up em dose dupla com os comediantes Anderson Furlan e Raphael Bulk, no Quintal Comedy.

O local é conhecido por trazer humoristas aqui da cidade, sempre com referências que fazem os curitibanos caírem na gargalhada.

No entanto, não é possível escolher a localização da mesa. Os ingressos vendidos pelo site são disponibilizados por ordem de chegada na hora de escolher o lugar.

  • Data: Sábado (21).
  • Horários: 20h30.
  •  R. João Bettega, 829 – Portão, Curitiba – PR
  • Preço: A partir de R$ 60,00.

Ingressos disponíveis no site Sympla.

Aventura

Pedal na Serra da Graciosa

Como nós sempre trazemos uma dica de aventura para o final de semana, a sugestão dessa vez é uma pedalada de bike na Serra da Graciosa, considerada umas das estradas mais lindas do Brasil.

A rodovia que liga Curitiba aos municípios de Morretes e Antonina atravessa trechos preservados da Mata Atlântica e declarados em 1993 pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Para este tipo de passeio é preciso estar com alguns itens de segurança como capacete, luvas e óculos de ciclismo.

Além disso também é necessário ter algumas ferramentas para a bike, como: câmara de ar reserva (no mínimo duas), bomba compatível com o bico da sua câmara de ar, farol dianteiro e lanterna traseira, água e guloseimas (barrinha de cereal, frutas, castanhas, etc), protetor solar e repelente.

  • Data: Sábado (11) e domingo (12).
  • Horários: 10:00
  • Serra da Graciosa, Morretes
  • Preço: A partir de R$100.