por Lais Andrade
em parceria com Carolinne Moraes

Em algumas religiões cristãs, acredita-se na força da poderosa Oração Maria Passa na Frente. Seja para solucionar problemas ou abrir novos caminhos, a oração da Nossa Senhora, Mãe de Jesus, é uma das favoritas dos fiéis, principalmente da Igreja Católica.

De acordo com um dos versículos da Bíblia, “Peça à mãe, que o filho atende”. Dizem que Nossa Senhora é a santa que mais ajuda os seus devotos, capaz de atender até os pedidos mais difíceis, mesmo que pareçam impossíveis. Por isso, quando os caminhos estão tortuosos, é a ela que eles recorrem, através da Oração Maria Passa na Frente. Mas, como todo ato de fé, é necessário abrir o coração e clamar, para que a benção seja alcançada.

Confira abaixo a letra da Oração Maria Passa na Frente, e aprenda a rezar para que possa celebrar os sábios ensinamentos da Nossa Senhora.  ?

Maria, passa na frente e vai abrindo estradas, portas e portões, abrindo casas e corações. A Mãe indo à frente, os filhos estão protegidos e seguem seus passos. Ela leva todos os filhos sob sua proteção.

Maria, passa na frente e resolve aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo que não está ao nosso alcance. Tu tens poderes para isso. Vai Mãe, vai acalmando, serenando e amansando os corações, vai acabando com o ódio, os rancores, mágoas e maldições.

Vai terminando com as dificuldades, tristezas e tentações, vai tirando seus filhos das perdições. Maria, passa na frente e cuida de todos os detalhes, cuida, ajuda e protege a todos os seus filhos. Maria Tu és a Mãe também porteira. Vai abrindo o coração das pessoas e as portas nos caminhos. Maria, eu te peço, passa na frente e vai conduzindo, levando, ajudando e curando os filhos que precisam de Ti.

Ninguém pode dizer que foi decepcionado por Ti, depois de ter chamado ou invocado. Só tu, com o poder de teu Filho, podes resolver as coisas difíceis e impossíveis. Nossa Senhora, faço esta oração pedindo a tua proteção, rezando um Pai-Nosso e três Ave-Marias. Amém.”

A novena é uma devoção cristã onde as orações são realizadas por nove dias consecutivos, de maneira particular ou em grupo. Surgiu na tradição católica, mas está presente em diversas religiões ou crenças. Os fiéis rezam a novena para pedir uma benção especial, ou antes de uma ocasião solene como, por exemplo, o Natal.

A Oração Maria Passa na Frente é uma das novenas favoritas dos brasileiros que buscam ajuda para resolver questões pessoais. Mas, como rezar a novena Maria Passa na Frente? Na verdade, ela é composta por quatro momentos principais:

  • 1. Oração ao Espírito Santo
  • 2. Leitura de uma passagem da Bíblia
  • 3. Ladainha referente ao dia na novena
  • 4. Oração de Maria Passa na Frente
A novena Maria Passa na Frente é uma das mais populares no Brasil.

oração Maria Passa na Frente ganhou também uma versão cantada composta pelo padre Marcelo Rossi, com participação do cantor Gusttavo Lima. A letra é diferente de sua versão original, mas transmite a mesma mensagem de que Maria passa a frente de todos os problemas, e que com fé se move montanhas. Confira abaixo a Música “Maria Passa à Frente e pisa na cabeça da serpente”:

Música Maria Passa à Frente – Reprodução (Padre Marcelo Rossi)

“O inimigo pode até tentar, mas nunca vai te derrubar

Você pode até cair, mas logo vai se levantar

Quem tem Maria como mãe tem sempre o amor de Jesus

Se sua fé prevalecer pra sempre vai te atender

Vou me entregar, vou confiar no amor de Jesus

Pode acreditar, Deus é maior, Deus é maior

Maria passa à frente, pisa na cabeça da serpente

Intercede junto a Jesus, Cruz Sagrada, seja minha luz.”

História Maria Passa na Frente
A devoção à Maria Passa na Frente existe desde o início da Igreja.

A devoção à Maria passa na Frente tem duas origens. A versão mais recente da história é narrada por Dennis Bourgerie, fundador da Associação Maria Porta do Céu. Prestes a retornar ao Brasil, depois de sua estada na França, o devoto de Maria se viu em uma situação em que estava com um grande volume de material evangelizador na bagagem, e temia ser barrado na alfândega, por excesso de peso. Dennis compartilhou o seu receio com o pároco da Basílica do Sagrado Coração de Montmartre, e logo depois foi instruído a rezar a Oração Maria Passa na Frente ao chegar no aeroporto, pois a mesma se encarregaria de ajudá-lo.

“Chegando ao aeroporto, reze assim: Maria, passa na frente! E Ela cuidará de todo o material que você carrega para Jesus. Ela cuidará de todos os detalhes melhor do que você imagina. Ela é Mãe, mas é também a porteira. Abrirá o coração das pessoas e também as portas e os caminhos”, aconselhou.

Com o intuito de evitar problemas e não ser barrado, Dennis seguiu o conselho e rezou com muita fé. Por fim, seu excesso de bagagem foi perdoado sem explicação, e todo o material de evangelização chegou ao Brasil. Assim, ele compreendeu que quando precisamos muito de algo, podemos contar com a intercessão poderosa da Nossa Senhora.

Porém, a história de Maria Passa na Frente é muito mais antiga, e sua devoção existe desde o início da Igreja. Nasceu da confiança dos fiéis no poder de intercessão da Mãe de Jesus.

Conheça também a oração para ganhar dinheiro.

Imagem de Maria Passa na Frente é cheia de significados

A imagem mais conhecida da santa que deu origem a Oração Maria Passa na Frente é repleta de significados, simbolismos. Analisando cada item é possível chegar a diversas teorias. O olhar de Maria, por exemplo, é fixo à frente. Um olhar de quem sabe para onde vai, e para onde guiar. Já a posição dos seus pés, e a inclinação de sua perna, é de quem caminha, ou seja, que caminha junto com os devotos. Com sua mão esquerda, Nossa Senhora segura a mão direita de Jesus. Isso mostra que ela é humilde e submissa a Jesus, o Mestre, que é quem realmente guia. O fato de Jesus estar à frente comprova essa teoria.

As cores da imagem de Maria Passa na Frente também carregam um simbolismo profundo. Na iconografia cristã, Maria é a única que veste vermelho e azul, cores que simbolizam pureza e maternidade, pois somente ela é virgem e mãe ao mesmo tempo.

Você sabia que oração é um dos termos mais buscados no Gloogle durante a pandemia? De acordo com o Google Trends, a palavra nunca esteve tão em alta, desde 2004. A Oração Maria Passa na Frente está entre as mais pesquisadas, junto com a Oração de São Jorge.

Outros termos relacionados registraram recorde de buscas em 2020 como Deus, fé e meditação. Isso comprova que em tempos difíceis, o ser humano busca em sua fé e religião respostas espirituais. Mesmo com diversas igrejas fechadas pelo Brasil devido ao isolamento social, a procura pela espiritualidade continua em casa. E você, está em dia com as suas orações?

14 abr 2020, às 00h00. Atualizado em: 20 dez 2023 às 18h24.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 17h20 RIC Notícias Live
  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
Mostrar próximo post
Carregando