Entretenimento

Natal em Curitiba: 5 atrações para conhecer neste fim de semana

Desde estreias pagas até gratuitas, confira o melhor do fim de semana na capital

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Natal em Curitiba: 5 atrações para conhecer neste fim de semana
Natal em Curitiba: cinco atrações para conhecer neste fim de semana (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

26 de novembro de 2021 - 16:33 - Atualizado em 26 de novembro de 2021 - 16:33

Este fim de semana em Curitiba será marcado por diversas estreias natalinas: o auto do Natal Condor no Passeio Público, a decoração da Família Moletta, as apresentações no Restaurante Família Madalosso e o festival de filmes do Teatro da Vila são as grandes apostas.

Segundo a prefeitura, a maioria das atrações da programação não precisam de agendamento. O público também poderá ter experiências inesquecíveis tanto nos eventos que estreiam como no carrossel do Parque Tanguá, nos espetáculos do Memorial de Curitiba, nas feiras especiais de Natal, nos concertos do Palácio Iguaçu e nas decorações da Rua XV de Novembro e do jardinete da Rua Mário Tourinho – todos sem necessidade de marcação prévia no site.

Confira as atrações:

1- Natal na Ilha das Ilusões

Neste sábado (27), às 19h30, terão início as sessões do auto Natal na Ilha das Ilusões, que integra o Natal Condor no Passeio Público. Serão duas sessões sem agendamento a cada dia (sábados e domingos), às 19h30 e 20h30, até 19 de dezembro.

O espetáculo tem a duração de 30 minutos e se baseia na narrativa do nascimento de Jesus tendo como palco uma das ilhotas existentes no local, a Ilha dos Poetas. Vinte e três atores vão dar vida a personagens bíblicos, como Nossa Senhora, São José, o Anjo Gabriel e os Três Reis Magos, e encantar crianças e adultos. O público vai acompanhar as apresentações do outro lado do pequeno canal, no deck em frente à ilhota e à árvore de Natal de 15 metros repleta de pontos de luz.

No domingo (28), o prefeito Rafael Greca acompanhará uma das sessões do auto Natal na Ilha das Ilusões. A atração tem produção da Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) com direção artística de Edson Bueno. Por conta do espetáculo, apenas uma das estações do circuito drive-thru do Passeio, que ocorre de terça a sexta à noite, estará funcionando: A Casa da Mamãe Noel e do Papai Noel.

Durante o dia também não faltam atrações sem agendamento no Natal Condor do Passeio Público. A partir das 10h, crianças e adultos podem ter várias experiências imersivas se divertindo em um piano gigante que toca as notas musicais quando se pisa nas teclas. Já objetos em escala maior espalhados pelo espaço verde são um convite para selfies. Além disso, o público pode apreciar durante o dia vídeos de canções populares, canto e teatro no telão do Coreto Digital.

Também no sábado (27) estreia no Natal Condor no Passeio a feirinha gastronômica, com oito trailers oferecendo comidinhas das 14h às 22h, sempre sábados e domingos, até o dia 19 de dezembro. Até 9 de janeiro, o Passeio Público vai estar aberto das 6h às 22h para a programação do Natal Condor.

2- Neve na Família Moletta

Também no sábado (27), acontecerá a partir das 19h30, a tradicional decoração da Família Moletta, no bairro Umbará, volta à programação do Natal de Curitiba, após dois anos suspensa devido à pandemia. A atração não precisa de agendamento, mas é paga.

Em uma extensão de 250 metros da Rua Nicola Pelanda, a partir do n° 5.962, as dez residências dos Moletta são decoradas com luzes pisca-pisca de LED, flores, presépios, guirlandas e grandes árvores de Natal iluminadas. A novidade deste ano será a Casa de Neve, com máquina de neve artificial.

A decoração da Família Moletta é um evento particular com ingressos a R$ 20 (R$ 10 para meia entrada). As visitas poderão ser feitas até 6 de janeiro, sempre das 19h30 às 23h30.  

3- Memorial de Curitiba

A Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) também têm uma programação natalina gratuita em outros espaços da cidade no fim de semana. No sábado (27), às 11h, ocorre a apresentação do CWBrass – Quinteto de Câmara de Metais de Curitiba, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. O espaço no Centro Histórico ainda recebe, no domingo (28), às 12 h, o Pavilhão Étnico.

Além de conferir as apresentações no espaço cultural do Largo da Ordem, o público poderá apreciar a decoração da região, como as guirlandas gigantes nas fachadas dos prédios históricos e as árvores de Natal: uma “viva”, com cinco mil vasinhos de sálvias vermelhas, e outra de luz dentro do Memorial de Curitiba.  

4- Cinema na CIC

Já clássicos natalinos do cinema estreiam, no domingo (28), no Teatro da Vila, na CIC. Às 11h, o público poderá assistir Um Herói de Brinquedo e, às 15h, Antes só do que mal acompanhado. O Festival de Filmes de Natal do Teatro da Vila vai até 19 de dezembro, sempre nos dois horários, e irá exibir outros títulos como Grinch, Esqueceram de Mim e Meu Papai é Noel. Todos os filmes são dublados e sem restrição de idade, para adultos e crianças.

Os ingressos gratuitos devem ser retirados uma hora antes das sessões, na bilheteria do teatro da CIC, o mais novo espaço cultural da Prefeitura.

5- Encantando Santa Felicidade

Além de apreciar a decoração especial no portal de Santa Felicidade, a partir de domingo (28), às 19h30, começam as apresentações nas janelas do Restaurante Família Madalosso, considerado o maior das Américas. Como no ano passado, o espetáculo será drive-in (com o público dentro do carro) e com agendamento no site da programação.

O Natal Família Madalosso – Encantando Santa Felicidade terá 17 dias de apresentações, até 23 de dezembro, com artistas interpretando clássicos do Natal. Diariamente, são três sessões (19h30, 20h20 e 21h).

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.