Milhares de pessoas acompanharam os desfiles em Curitiba

Milhares de pessoas acompanharam os desfiles dos blocos carnavalescos e escolas de samba dos grupos A e B que passaram pela Rua Marechal Deodoro. O retorno do carnaval para a antiga e tradicional passarela do samba da Capital levantou o público nas arquibancadas. Os desfiles começaram às 21 horas de sábado (1) e terminou por volta das 5 horas da madrugada de domingo (2).

Apesar dos blocos e escolas do grupo B terem animado os foliões, a atração mais esperada ficou por conta dos desfiles das escolas do grupo principal. Nesse ano, a comissão organizadora aumentou a exigência do número de integrantes e fixou o tempo mínimo de permanência na avenida em 65 minutos.

O desfile do grupo principal começou por volta da meia-noite, depois da passagem dos blocos e das quatro escolas do grupo B. Os foliões foram contagiados e as quatro escolas de samba. Todas as escolas cumpriram com o mínimo exigido. A apuração da escola vencedora dos grupos A e B inicia às 15 horas deste domingo (2), no Memorial da Cidade.

O prefeito Gustavo Fruet e diversas autoridades acompanharam os primeiros desfiles. Para o prefeito, o retorno dos desfiles na Rua Marechal Deodoro marca a alegria desta tradicional festa para a população que gosta de carnaval e para as escolas que se dedicam um ano inteiro para ter seu grande momento e se apresentar na avenida. “Estamos muito felizes por este retorno e esperamos que a Marechal Deodoro se consolide a partir deste ano como o espaço do carnaval do povo em Curitiba”, disse o prefeito.

Grupo principal

A primeira escola a desfilar no grupo principal foi a Leões da Mocidade, que decidiu homenagear a Bahia, com o samba-enredo “Na ginga da capoeira, ao axé do candomblé/Oi bota pimenta no acarajé/Ajayô… Joga água de cheiro/Pede à benção na lavagem do Bonfim”.

A escola de samba mais antiga de Curitiba – Embaixadores da Alegria, desfilou na sequência. O tema do desfile foi a arte e trouxe homenagens a artistas como Tarsila do Amaral, Heitor dos Prazeres, Alfredo Volpi e Rogério Dias. O samba-enredo cantava “A arte me faz viajar/Nos portais da imaginação/Eternizando em meu olhar/Toda ‘forma’ de expressão”.

Depois veio a Mocidade Azul, que entrou na avenida abordando o mal. Usou referências como bruxas e mal políticos no desfile entoado pelo samba-enredo “Nunca Serão! Jamais serão!/Lá vem meu povo brincando de ser malvado/Num delírio sem igual/Veja o lado bom do mau/É a Mocidade infernizando o carnaval”.

A atual campeã, Acadêmicos da Realeza foi a última a entrar na Avenida, por volta das 4 horas de domingo. E trouxe alas sobre vários países, por ocasião da Copa, ao som do samba-enredo “Sejam bem-vindos à nossa Nação!/Vou decolar da terra da Rainha/Na ponta do pé eu vi a bailarina brilhar/Um chopp gelado, na Oktober vou me acabar!/Italiano, vinho bom, civilidade!/Vem que a nossa “Santa” hoje é só Felicidade.

2 mar 2014, às 00h00.

No Ar

RIC Notícias Dia

As primeiras notícias do dia e os fatos mais marcantes do estado do Paraná, com Ana Vaz e Eduardo Scola.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 14h50 Balanço Geral Curitiba
  • 17h20 RIC Notícias Live
Mostrar próximo post
Carregando