Jovem Pan FM comemora 20 anos de sucesso em Curitiba

A rádio Jovem Pan Curitiba completa no próximo dia 18 de junho 20 anos de existência. Referência para o jovem paranaense, estar próximo ao seu público sempre foi o objetivo da Pan. Promoções, programas especiais, como Pocket Pan e Boa da Pan, e estar cada vez mais próximo ao ouvinte foram algumas das investidas da direção da rádio para atender aos gostos músicas de todas as idades desde 1994.

No comando da direção artística da radio Jovem Pan Curitiba desde 2008, Rodolfo Becker contou ao RIC Mais como foram esses 20 anos de história da Pan na capital paranaense.

RIC Mais: Como é comandar uma rádio que é líder de audiência no público jovem?

Rodolfo: É uma experiência maravilhosa! A concorrência não é fácil, é claro, sabemos que as rádios curitibanas são muito boas, mas tentamos fazer um trabalho focado em nosso público, para termos essa audiência jovem. Assim queremos fazer com que o jovem perceba que a Jovem Pan quer ser uma rádio querida por eles. Queremos que o público goste de ouvir a radio. É muito prazeroso comandar junto com os meus outros colegas, e o nosso único objetivo é fazer com que essa rádio pulse cada vez mais.

RIC Mais: É uma tarefa muito difícil se adequar aos gostos que vivem em constante mudança dos jovens?

Rodolfo: É um trabalho que fazemos diariamente. Todos os dias procuramos ouvir o jovem, ouvir o nosso público. Dizemos jovens, mas nossos ouvintes são jovens de espirito, pois temos um público que varia desde os 10 até os 50 anos. Claro que o grosso da nossa audiência é entre os 10 e 29 anos, mas temos muita audiência também nas outras idades. Por termos esse público procuramos atender aos gostos de todos, através de músicas de qualidade, informação e humor.

RIC Mais: Você comentou que para chegar aos gostos do público vocês fazem um processo de avaliação. A Jovem Pan sofre para chegar nesse ápice do desejo dos ouvintes?

Rodolfo: Sim! Não fazemos rádios só no FM. Hoje o rádio ganhou imagem, ele ganhou presença na internet, então o nosso trabalho é fazer com que a rádio chegue para o ouvinte de varias maneiras. Ele pode estar nos ouvindo, mas ao mesmo tempo estar acessando o seu Twitter, o Facebook ou o Instagram, para acompanhar o dia a dia da rádio. Então é através desses canais que tentamos estar com o ouvinte, onde conseguimos mandar para ele informações, passar um panorama dos bastidores da radio e também, é uma maneira de expandir a nossa audiência. Hoje é tudo uma junção da rádio física com a internet. Também somos muito ouvidos pela internet. O ouvinte consegue nos encontrar no site e no aplicativo, que tem tanto para Android quanto para IOS.

A nossa intenção é ampliar ainda mais essa interatividade com o público, iremos lançar um novo aplicativo que terá muito mais funções do que o atual, pois o ouvinte poderá conversar de uma maneira muito mais fácil com a gente, estará mais participativo no dia a dia da rádio.

RIC Mais: Você está desde 2008 no comando da rádio, teve algum fato que marcou a sua trajetória?

Rodolfo: Com certeza! Não apenas um, mas vários. Os dois principais foram o lançamento do Boa da Pan e do Dance Paradise, esses com certeza me marcaram, pois foram produtos nossos, aqui de Curitiba, que deram muito certo e fizeram muito sucesso. Tanto que o Dance Paradise está na programação da Jovem Pan nacional, e isso é muito gratificante. Mas também tiveram shows que fizemos que me marcaram muito, um deles é um show de aniversário que fizemos com o Charlie Brown Jr, outro foi o show de aniversário com o Paramore também, foi o nosso primeiro show internacional, então não tem como não ser marcante.

RIC Mais: Para finalizar, quais as diferenças e características que vocês puderam observar em comparação com os gostos e desejos desde a criação da radio? E o futuro?

Rodolfo: A Jovem Pan é uma radio de vanguarda, ela sempre foi a rádio que antecipa tendências, a rádio que lança a moda, a rádio que faz a moda. Em todos os momentos marcantes da música nacional e internacional, desde a sua criação, ela esteve presente e procurou trazer ao ouvinte o que de melhor estava rolando no mundo musical. Como por exemplo, nos anos 90 além do que estava tocando nas rádios da época, a Jovem Pan foi aquela que mudou o jeito de fazer rádio jovem, com uma programação de rádio focada em dance music, pois naquela época, era isso o que o adolescente ou jovem queria ouvir, queria dançar. O tempo foi passando e a rádio foi acompanhando as tendências mundiais.

Para o futuro queremos distribuir a programação da Jovem Pan da melhor maneira possível. Aumentar as possibilidades para os ouvintes. Deixar a rádio cada vez mais viva na internet para que possamos sempre atender aos gostos do nosso público e levar o melhor da música para todos.

17 jun 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando