Música

Festival Internacional de Música de Londrina acontecerá nos dias 5 e 11 de dezembro

O evento será realizado de maneira virtual, com transmissões ao vivo; alguns dos espetáculos ocorrerão no sistema híbrido respeitando as normas de segurança municipais e estaduais

Ana Clara
Ana Clara Marçal / Estagiária com supervisão de Rodrigo Sigmura
Festival Internacional de Música de Londrina acontecerá nos dias 5 e 11 de dezembro
Foto: Divulgação

28 de julho de 2021 - 14:23 - Atualizado em 28 de julho de 2021 - 14:23

A 41ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (FILM) tem data confirmada. O evento acontecerá entre os dias 5 e 11 de dezembro. Magali Kleber é a responsável pela direção pedagógica e o pianista e presidente da Associação de Amigos do FILM pela direção artística.

Este será o segundo ano em que o festival será realizado de maneira virtual, devido à pandemia da Covid-19. Alguns espetáculos, no entanto, acontecerão de forma híbrida, de acordo com as normas de segurança determinadas pelos decretos municipais e estaduais.

Eixo pedagógico

Parte do FILM terá cunho didático e educativo, contando com aulas on-line de formação musical. Temas como composição, improvisação e arranjo, história da música brasileira contextualizada, instrumentos diversos, formação de coros, oficina de jazz e choro e formação do educador musical em contextos inclusivos e coletivos estarão na programação.

Simpósio Internacional de Educação Musical

Já em outubro, iniciando a programação do FILM, acontecerá o I Simpósio Internacional de Educação Musical. A abertura da conferência contará com a presidente da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME), Emily Akuno.

 “A sua proposta vai muito além de uma visão eurocêntrica, já superada, e traz os valores culturais para uma perspectiva pedagógica, de valorização das práticas musicais tão diversas que encontramos pelo mundo, em comunidades e grupos sociais que tem a música como identidade.”

comenta Magali Kleber sobre a educadora do Quênia e presidente da ISME.

O evento é uma parceria entre o Festival, a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), a ISME, a UEL e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Programação

No dia 5 de dezembro, a abertura oficial do festival terá shows com grupos de Londrina. No dia 10, data em que é celebrado o aniversário da cidade, será feita uma apresentação com o cantor Ivan Lins, junto da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel). O show ocorrerá no Teatro Universitário Ouro Verde e será transmitido ao vivo.

Os cursos ofertados serão divulgados pela direção do festival, em breve, através do site.

A 41ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná, pela Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal da Cultura, pela Casa de Cultura, pela UEL e pela Associação de Amigos do FILM.