por TOMMO

Formada no início de 2009, a banda contava com Alexia Fidalgo (ex-vocalista) Gustavo Bertoni (guitarrista e atual vocalista), Tomás Bertoni (guitarrista e backing vocal), Lucas Furtado (baixista e backing vocal) e Philipe Nogueira (bateria e backing vocal). A banda foi fortemente influenciada por grupos como Queens of the Stone AgeRadiohead, O’Brother e Thrice.

A banda participou da segunda temporada do reality show musical Superstar, da Rede Globo, onde terminou como vice-campeã.

https://youtu.be/PiYt02unkXw

Em 2010 foi gravado o 1° EP auto intitulado Scalene contendo 7 músicas. A banda produziu muitos dos seus próprios shows pela capital federal, ganhando experiência e seguidores.

Em 2011, a banda tocou em alguns festivais e fez a pré-produção do Cromático, que viria a se tornar um álbum de 12 faixas. Em 2012 com o lançamento de Cromático, puderam estar nos mesmos palcos de artistas consagrados como Natiruts, Fresno e Zeca Baleiro.

No começo daquele ano também começou com a finalização da gravação do álbum Cromático e início da produção do material para lançamento do CD. Com gravação de vários clipes e web clipes durante o ano e a participação em programas como Acesso MTV e Comando Mix, logo o Scalene tomou proporção nacional. Em Julho, houve o lançamento do clipe e single acústico “Sonhador I”, que não esta presente em nenhum álbum de estúdio, mas ganhou uma continuação no “Real/Surreal” como “Sonhador II” e um registro ao vivo no DVD “Ao Vivo Em Brasília”, lançado em 2016 pela SLAP.

Porém, em agosto a banda encarou a época, segundo Tomás, a “mais difícil da história do Scalene”. O avô do Philipe Nogueira (“Makako”) estava hospitalizado e a avó dos irmãos Tomás e Gustavo Bertoni faleceu. Além disso, desde o mês anterior estava decidido entre os quatro integrantes que a vocalista Alexia Fidalgo seria tirada da banda. No Domingo, dia 19, e na Segunda, dia 20, os atuais quatro integrantes do grupo conversaram com ela. Na última semana de Agosto foi anunciada oficialmente a saída dela do Scalene.

Algum tempo depois, agora com Gustavo nos vocais, a banda resolve regravar Cromático como um EP, selecionando 5 músicas do álbum original (Tempos Modernos, Ilusionista, Cego Mundo, Semitom e Nunca Apague a Luz). Com o clipe de “Nunca Apague a Luz”, a banda tocou pela primeira vez no Hangar 110. O EP ainda teve dois Webclipes, um de Semitom”, e outro de ”Tempos Modernos” ao vivo, ambos foram editados com gravações dos fãs em um show.

No ano de 2012 continuaram a compor para o seu próximo álbum, e durante um show em Brasília tocaram o acústico ao vivo do Mashup de “Dear Rosemary” e “Somebody That I Used To Know”. Nomeado “Rosemary That I Used To Know”, a música ganhou um vídeo como presente de natal para os fãs.

Em 2013, a Scalene lançou o single e o clipe de “Danse Macabre”, inspirado no seriado Dexter, que foi um enorme sucesso. O vídeo faz parte do material do segundo álbum, que foi gravado em casa. Lançado em 14 de Agosto e dividido em duas partes cada uma com nove faixas, o disco explora a dualidade entre o palpável e o imaginário, os sonhos e a realidade. O álbum, mesmo sendo independente, foi produzido por Lampadinha (Charlie Brown Jr, CPM22, Hateen, Titãs) e Diego Marx, figurou na lista de melhores do ano em vários sites e blogs especializados em música, como Tenho Mais Discos Que Amigos, ShowLivre e Collectors Room. Foram lançados Lyric Vídeos para todas as 18 faixas e ainda um clipe para “Surreal”“Amanheceu” e um Web Clipe para “Forma Padrão”.

O disco Real/Surreal foi tão bem recebido por crítica e público que continuou gerando muitos frutos em 2014. A música ‘Danse Macabre’ passou a ser veiculada na cidade de São Paulo através da 89 FM a Rádio Rock, principal emissora de rádio de rock do Brasil. O Scalene abriu shows de grandes artistas como Raimundos e, ainda em 2014, fez 45 shows em 18 cidades no Brasil, incluindo os festivais Porão do Rock (Brasília, DF) e DOSOL (Natal, RN). O clipe “Surreal” foi veiculado nas principais emissoras de TV do Brasil, como MTV, Multishow e Mix TV.

SuperStar

Em 3 de Maio, a banda tocou a música “Surreal” na noite de Audições do Programa SuperStar da Rede Globo. No programa responsável pelo sucesso da banda Malta, Scalene conseguiu 89% de aprovação do público, além de elogios dos jurados. Escolheram Paulo Ricardo (RPM) para ser seu padrinho e ajudá-los na disputa. Logo depois da apresentação, o site oficial da banda ficou indisponível por congestionamento por quase uma semana. No dia seguinte a banda alcançou 31 pontos de popularidade no site Vagalume, sendo o 37ª artista no ranking. Assim, a banda passou para a próxima fase, concorrendo a quinhentos mil reais, um contrato com a gravadora Som Livre e um carro. Duas semanas depois, em 17 de maio, a música escolhida foi “Danse Macabre”. Com 86% a banda seguiu em frente e repetiu o sucesso, o site oficial da banda caiu novamente e a popularidade subiu para 72 pontos, sendo o 9ª artista mais visto segundo o site Vagalume. Thiaguinho, um dos jurados do programa, pediu para a banda cantar a música “Amanheceu”, que em palavras dele, “Me fez chorar em casa, me lembrando da minha mãe”. Imediatamente a música se tornou uma das mais buscadas da banda e o clipe, que já estava disponível, tomou grande notoriedade.

No dia 7 de Junho, para o SuperFiltro a banda tocou uma das faixas do novo álbum: Náufrago. Conseguiu 77%, junto ao público e ao jurados. E passou novamente para a próxima fase, o Top 12. Paulo Ricardo já havia dito que a Scalene é uma “banda pronta” e na ocasião disse que é a favorita. Em 21 de Junho, todas 11 primeiras bandas que se apresentaram tomaram notas em até 80%, a maioria foi em 60. Durante a exibição surgiu a hipótese de várias pessoas estarem entrando no aplicativo porém votando “Não” em todas as bandas senão suas favoritas. A Scalene, então, foi a última a se apresentar, e atendeu ao pedido de Thiaguinho, com a música” Amanheceu”, e com uma letra simpática para as mães, eles atingiram 86%. Pela 2ª vez a maior nota da noite. O site da banda caiu mais uma vez e alcançaram 52 pontos de popularidade. No final da temporada, no dia 12 de julho de 2015, o Scalene apresentou as músicas “Nunca Apague a Luz” do EP Cromático no Top 4 conquistando 60% dos votos, “Legado” do álbum Éter atingindo 59% no Top 3 e “A Luz e a Sombra” do álbum Real/Surreal na última etapa chegando a 55%, encerrando sua trajetória no reality em segundo lugar.

Álbum Magnetite e participação no Rock in Rio

Era sabido que a banda planejava um lançamento para 2017, que foi confirmado por teasers promocionais em estúdio (Red Bull Studios São Paulo), lançados durante os meses de março e abril, que mostravam os bastidores das gravações.

No dia 17 de julho, foi divulgado pelo site ‘Tenho Mais Discos Que Amigos’ que o novo álbum se chamaria Magnetite e seria lançado no dia 18 de agosto pela SLAP / Som Livre. O portal adiantou também o nome das 12 faixas do álbum.

Em 27 de julho, a banda compartilhou as músicas ‘Ponta Do Anzol’ e ‘Cartão Postal’ como material de divulgação. O show de lançamento oficial de Magnetite ocorreu no dia 30 de setembro no John Bull Pub em Curitiba. Na semana anterior, a banda se apresentou no Palco Mundo na sétima edição do Rock in Rio.

A banda Scalene esteve no Coolritiba no último dia 05 e aproveitamos para bater um papo com eles, confira a entrevista completa acima!

7 maio 2018, às 13h08.
Mostrar próximo post
Carregando