Entretenimento

Mês das Crianças tem bonecos ‘gringos’ de papel e brincadeiras por toda Curitiba

Bonecos colecionáveis vão homenagear as etnias que fazem parte da história da capital paranaense; serão distribuídas três etnias por fim de semana

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da Prefeitura de Curitiba
Mês das Crianças tem bonecos ‘gringos’ de papel e brincadeiras por toda Curitiba

6 de outubro de 2021 - 18:39 - Atualizado em 6 de outubro de 2021 - 18:41

Outubro será um mês divertido para os curitibinhas. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), vai promover atividades gratuitas para comemorar o Dia das Crianças. As ações seguirão todos os cuidados e protocolos de saúde vigentes na cidade. 

Aos sábados e domingos, das 10h às 16h, serão montadas tendas para distribuição de cartelas com bonecos de papel com as diversas etnias que fazem parte da história de Curitiba. As crianças vão montar os bonecos em casa. A ação contará com 12 bonecos diferentes e tem o patrocínio da RIC Record TV e o apoio da Megamania e MiniPreço.

O Dia das Crianças também terá diversão garantida nas dez regionais da cidade, com várias brincadeiras e jogos promovidos pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) entre os dias 13 a 20 de outubro, nos períodos da manhã e da tarde.

Primeiros bonecos e locais

A cada final de semana os bonecos de papel serão levados a locais que marcam a cultura e a tradição de cada etnia que ajudou na formação de Curitiba. As crianças podem retirar uma cartela para montar, aproveitar para conhecer um pouco de cada local e passear pela cidade para completar a coleção com os 12 bonecos.

Neste final de semana, dias 9 e 10 de outubro, os bonecos e os locais de distribuição serão os seguintes:

Olivier (Francês) – Velódromo Municipal
As tendas para retirar o boneco francês serão montadas no jardinete em frente ao Velódromo de Curitiba, localizado ao lado do Jardim Botânico, na esquina da Rua Engenheiro Ostoja Roguski com a Av. Professor Lothario Meissner.

Carmen (Espanhola) – Praça da Espanha
As cartelas com o boneco da curitibinha Espanhola serão distribuídas na Praça da Espanha, no Bigorrilho, entre as ruas Saldanha Marinho, Coronel Dulcídio, Dr. Carlos de Carvalho e Fernando Simas, ao lado do Farol do Saber e a Casa de Leitura Miguel de Cervantes.

Fátima (Portuguesa) – Bosque Portugal
O Bosque Portugal, entre as Ruas Fagundes Varella e Osório Duque Estrada, no Jardim Social, receberá as tendas para distribuição do boneco com a curitibinha Portuguesa. Para facilitar a chegada ao local das tendas, a dica é acessar o bosque pela entrada da rua Fagundes Varella.

Próximas semanas

As crianças que quiserem completar a coleção com os 12 bonecos das etnias diferentes devem seguir acompanhando as redes sociais da Prefeitura de Curitiba e da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). A cada semana três novos bonecos e locais serão divulgados para a retirada aos sábados e domingos das 10h às 16h. 

Dia das Crianças nas regionais

O Dia das Crianças também terá diversão garantida nas dez regionais da cidade, com várias brincadeiras e jogos promovidos pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) entre os dias 13 a 20 de outubro, nos períodos da manhã e da tarde.

Jogos gigantes de tabuleiro, pintura no papel kraft, circuito de habilidades com a bike e oficinas para confecção de brinquedos de papel estão entre as atividades disponíveis para as crianças brincarem e comemorarem. 

As atividades contarão ainda com brinquedos inclusivos, para que todas as crianças possam se divertir, sempre com os cuidados e protocolos sanitários vigentes na cidade em função da pandemia causada pela covid-19, como o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos com álcool 70%. 

Os materiais das brincadeiras serão higienizados após cada criança utilizá-los.

Programação nas regionais

13/10 (quarta-feira)
– Rua da Cidadania Boqueirão (Praça Nossa Senhora do Carmo – Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430 – Boqueirão)
– Parque Olímpico / CIE Cajuru (Rua Antonio Moreira Lopez, 190 – Cajuru)

14/10 (quinta-feira)
– Praça Olímpica / CIE CIC (Rua Sebastião Ribeiro Batista, 131 – Cidade Industrial)
– Parque Cambuí (Rua Carlos Klemtz, 1989 – Fazendinha)

15/10 (sexta-feira)
– Praça Oswaldo Cruz (Rua Brigadeiro Franco, 2333 – Centro)

18/10 (segunda-feira)
– Rua da Cidadania Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033 – Capão Raso)
– CEL Santa Rita (Rua Carlos Munhoz da Rocha, 620 – Tatuquara)

19/10 (terça-feira)
– Clube da Gente Boa Vista (Rua Joaquim da Costa Ribeiro, 319 – Atuba)
– Clube da Gente Santa Felicidade (Rua Daniel Cesário Pereira, 681 – Santa Felicidade)

20/10 (quarta-feira)
– Clube da Gente Bairro Novo (Rua Marcolina Caetano Chaves, 150 – Sítio Cercado)