Um lugar onde é possível encontrar de tudo, ou quase isso. O Mercado Municipal de Curitiba atrai moradores e turistas há mais de seis décadas. Seja para comprar, comer ou apenas passear, o espaço é uma parada obrigatória na cidade.

  • Lembramos que devido a pandemia do coronavírus, o horário e abertura das lojas podem sofrer alteração.

Mercado Municipal de Curitiba: história

Inaugurado em agosto de 1958, o Mercado Municipal de Curitiba é repleto de histórias. Muitas gerações já passaram por seus corredores, se encantando com tudo que o local oferece.

Com uma variedade imensa, nele são comercializados desde alimentos a artesanatos. Certamente este é o principal e mais tradicional endereço de compras de Curitiba. O lugar também é um ponto gastronômico e cultural, já que conta com restaurantes étnicos na praça de alimentação e ainda recebe diversos eventos locais ao longo do ano.

A sua construção foi aprovada em 1954, pelo atual prefeito Nei Braga. A execução do projeto do Mercado Municipal, assinado pelo engenheiro Saul Raiz, ocorreu entre 1956 e 1958. Até então, os hortifrutigranjeiros passavam pelos bairros da capital vendendo os seus produtos.

Por causa da grande demanda, de clientes e lojistas, e para acompanhar o crescimento da cidade, em 2010 o estabelecimento foi então reformado e ampliado, passando a ocupar toda a quadra em frente à Rodoferroviária de Curitiba

mercado municipal de curitiba
Foto: Luiz Costa /SMCS

Mercado Municipal de Curitiba: lojas

Conforme mencionamos, o Mercado Municipal oferece uma grande diversidade de lojas e produtos. Lá dentro é como uma feira enorme e bem organizada, com barracas de temperos, frutas de todos os tipos, verduras, produtos orgânicos, queijos, embutidos, carnes exóticas, peixes e tudo o que se pode imaginar de ingredientes para uma boa refeição. Sobretudo, tudo fresquinho e de qualidade.

Além das barracas de hortigranjeiros e do setor orgânico, o Mercado Municipal de Curitiba traz lojas de bebidas, doces, artigos para casa, decoração, artesanato, produtos de limpeza, armarinhos, eletrônicos, opções de vestuário, presentes e até um aquário. Tem muita, mas muita coisa mesmo!

O setor de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba é o pioneiro em vendas de produtos sem agrotóxicos e aditivos químicos do Brasil. Lá é possível encontrar frutas, verduras e legumes que não prejudicam o meio ambiente e ainda garantem alimentos saudáveis.

Foto: Daniel Castellano /SMCS

Muitas lojas do Mercado Municipal remetem à cultura japonesa, isso desde a sua abertura, já que Curitiba tem uma das maiores comunidades nipônicas do país. Então, se você procura produtos japoneses, desde picolés até artigos de decoração e vestuário, já sabe onde encontrar.

Quer saber quais são as lojas do Mercado Municipal de Curitiba? Acesse o site oficial e selecione por categoria.

Delivery do Mercado Municipal

Em 2020, para melhor atender o público em época de pandemia, mais de 50 lojas do Mercado Municipal de Curitiba passaram a oferecer serviço de delivery. As encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp das lojas ou aplicativos de entrega. Outra opção é um tipo de drive thru, dessa maneira o cliente não precisa descer do carro para buscar as compras. A lista completa de lojas que estão aceitando pedidos por delivery pode ser conferida no site.

Onde comer no Mercado?

Para quem quiser fazer uma refeição no Mercado, são várias opções de quiosques e restaurantes disponíveis. E, o melhor de tudo: tem para todos os gostos. Pratos típicos curitibanos (barreado, pão com bolinho, carne de onça, e outros), japoneses, árabes e italianos. 

mercado municipal de curitiba
Praça de alimentação do Mercado Municipal de Curitiba. (Foto: Paulo JC Nogueira)

Depois, a melhor pedida é fazer uma pausa para tomar um bom Café do Mercado. Essa é uma das paradas favoritas dos visitantes, visto que o local oferece uma experiência gourmet única e inesquecível. Ainda é possível levar os produtos para apreciar no conforto do seu lar.

Mercado Municipal de Curitiba: horário

O horário do Mercado Municipal de Curitiba deixa alguns turistas confusos, já que o Mercado não abre no domingo, e nem na segunda-feira. Então, quando vier à capital paranaense, deixe para visitar o lugar de terça a sábado. Confira o horário normal de funcionamento:

  • Terça a sábado: 8h às 18h
  • Domingo: Fechado
  • Segunda: Fechado

Telefone

Para entrar em contato com o Mercado Municipal de Curitiba, o telefone é:

  • (41) 3363-3764 – Ligações
  • (41) 98534-9852 – WhatsApp

Mapa do Mercado Municipal de Curitiba

Está procurando um mapa do Mercado Municipal de Curitiba? Por enquanto, ainda não foi divulgado um mapa das lojas, mas você pode conferir o endereço e a localização exata abaixo:

  • Anote o endereço: Avenida Sete de Setembro, 1865, Centro
  • Entrada secundária: Rua da Paz, 640, Centro
  • Entrada terciária: Rua General Carneiro, 1491, Centro

Bônus: vídeo feito no Mercado Municipal. Confira!

Reprodução: Vem Ver Curitiba

Gostou de saber mais sobre o Mercado Municipal de Curitiba? Não faltam razões para incluí-lo em sua rotina ou no seu roteiro de viagens quando for visitar a cidade. ?

13 ago 2020, às 23h14. Atualizado em: 17 ago 2020 às 23h42.
Mostrar próximo post
Carregando