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por Redação RIC.com.br

A campanha o Foz Conhecendo Foz, lançado pela Prefeitura no início do ano, já realizou 1.062 viagens, levando mais de quatro mil pessoas aos atrativos turísticos de Foz do Iguaçu.

A experiência nos passeios pelo Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu, Complexo Turístico da Itaipu Binacional e Marco das Três Fronteiras encantaram os moradores. Muitos fizeram o roteiro pela primeira vez.

O programa, criado para possibilitar renda a guias de turismo e motoristas de vans de turismo e de vans escolares durante a pandemia da Covid-19, possibilita aos moradores locais a chance de conhecer os atrativos gratuitamente. O prefeito Chico Brasileiro estuda uma segunda edição da iniciativa, que tem mais de 350 trabalhadores cadastrados.

“Eu e minha família nos sentimos muito seguros, pois só a nossa família estava no transporte”, contou Marli Maraschin de Queiroz, que fez o roteiro acompanhada do marido e filhos. “O guia e os motoristas estavam com máscaras e faziam o uso do álcool em gel. Os passeios foram super proveitosos e maravilhosos”, completou.

“Realizei os três passeios ofertados com o programa e adorei”, disse Luiza Villani do Nascimento, que foi acompanhada da família e namorado. Ela revelou que chegou recentemente à cidade e ainda não havia tido a oportunidade de conhecer os famosos pontos turísticos.

“Ter essa oportunidade, acompanhada por guias e motoristas que já conhecem a cidade e sua história foi enriquecedor e engrandeceu o nosso passeio”, comentou Luiza. Que completou: “Indiquei a todos que conheço, foi uma experiência única”, completou.

“Adoramos os passeios, excelente atendimento, tanto por telefone como pelos guias e motoristas”, destacou Enar Guterres de Carvalho Ojeda, que foi com o filho e o marido. “Parabéns pela iniciativa da Secretaria de Turismo. Que venham outros passeios e atrações por que temos muitas opções aqui. Meu muito obrigada em nome da minha família”, concluiu.

Atrativos

De acordo com o acompanhamento dos primeiros seis meses do programa, as Cataratas do Iguaçu foram o atrativo mais escolhido pelos iguaçuenses para conhecer ou visitar novamente. A atração foi o destino de 53% das viagens – 23% no período da manhã e 30% a tarde.

Em seguida vem o circuito da Itaipu com 28% das saídas – 12% pela manhã e 16% a tarde. O Marco das Três Fronteiras recebeu 19% dos iguaçuenses que aproveitaram o programa até o momento.

A diretora de Promoção, Marketing e Eventos da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos, Cristiane Santos, lembra que os embarques dos passageiros foram realizados em 13 pontos de Foz do Iguaçu, além de grupos e entidades.

O Centro lidera a estatística com 164 embarques, seguido do bairro Porto Meira com 154 e o São Francisco com 141 embarques de passageiros. Os moradores dos bairros Vila C e Três Lagoas também aproveitaram o programa solicitando 129 e 106 embarques, respectivamente.

Social

O Foz Conhecendo Foz, antes de ser de divulgação dos atrativos, é um programa social para gerar renda a quem ficou desamparado em virtude do coronavírus, explicou Rafael Lanwinski, coordenador da iniciativa. “Aliado a isso, faz a divulgação na cidade da conscientização turística, da importância do turismo para o município e a população”.

De acordo com Rafael, o programa tem prazo para terminar, quando finalizar os saldo das diárias de guias e motoristas. “Mas, como a maioria continua impactada, mesmo com a retomada do turismo, pois trabalhavam com público internacional que tende a demorar um pouco mais para retomar, a ação deve continuar”, adiantou.

A segunda edição, que é um projeto do prefeito, já está sendo trabalhada, com a elaboração de um novo edital. “A estimativa de prazo para começar é do segundo semestre para a frente, com algumas adaptações e melhorias”, revelou o coordenador.

Sentimento de apropriação

“O programa (Foz Conhecendo Foz) está sendo um sucesso, alcançando os objetivos de gerar renda para os trabalhadores do turismo”, comemorou o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli. “Também por levar a população para conhecer os atrativos com uma visão turística, para criar um sentimento neles de apropriação”.

“O turismo é da cidade e temos que conhecer a importância do turista e do turismo para Foz do Iguaçu”, completou Angeli. O programa é promovido pela Prefeitura, com apoio do Legislativo e categorias representativas, como a LIGUIA (Liga Independente dos Guias de Turismo), COOTTRAFOZ (Cooperativa de Transporte e Turismo Alternativo), SINPROVETE (Sindicato dos Proprietários de Veículos no Transporte Escolar).

A iniciativa do projeto foi apresentada no Legislativo pela vereadora Anice Gazzaoui. A ação conta ainda com parceria das instituições responsáveis pelos atrativos: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Itaipu Binacional e Cataratas do Iguaçu S/A.

7 jul 2021, às 10h25.
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